sábado, 5 de janeiro de 2013

10o dia: Rio Gallegos a Ushuaia --> Chegamos!!!

Pessoal, hoje foi um dia demais.

Belezas naturais demais, 3 aduanas, rodovia, frio, de tudo!

Para terem noção fomos almoçar já era umas 6 ou 7 da tarde. Desde o cafe as 8 da manha, só chocolate e alfajores.

Bem, a historia do dia é a seguinte:

Relato do Roberto:

Para variar o LR acorda mais cedo e acorda o povo todo! O caseiro do hotel onde acordamos veio dizer encantado com as motos que tinha fotografado todas...saimos as 9h20 e a frente teriamos tudo em excesso...duas aduanas, ripio (muito bom) e paisagens incriveis!!!

Diferente das estradas argentinas, muitas curvas e uma paisagem com aromas diversos... Pinus, ar fresco, gas natural que vazava, lareiras e acreditem, cordeiros patagonicos assados!!

Chegamos, para variar, sem reserva de hotel. O Marcelo (posada fin del mundo) se prontificou a arrumar hoteis e encontrou dois... Para a primeira noite em um subsolo e as duas outras num "chino" engracado.

Projeto realizado! A viagem vai comecar aqui!! Quem vos escreve é o LR

Relato do Luis:

Bem, eu nao serei tao breve, entao senta ai pra ler.

Hoje foi um dia especial. Alguns fatos importantes acontecerem.

Primeiro, pela primeira vez cheguei ao fim da America. Cheguei na beradinha, de moto, depois a minha frente estava o Estreito de Magalhaes, que é a principal rota de passagem de navios que vem do oceano Atlantico para o Pacifico e vice-versa.

Mas com calma, ai vem a historia.

Quando sai do posto pensei: tem 600km para andar hoje, com 2 aduanas/imigracoes, balsa e ripio, alem do frio.

Isso significa viagem demorada, cansativa e desgastante. Mas fiquem tranquilos, toda dificuldade foi muito recompensada com as paisagens. E que paisagens.

Primeiro saimos e fomos ate a balsa. Para isso logo na saida de Rio Gallegos perdemos uns 20min com um policial que anotou os dados dos nossos passaportes. Seguimos viagem ate chegar a aduana de fronteira, era a passagem da Argentina (boludos) para o Chile (muchachos).

Primeiro, sair da Argentina é meio chato, papel pra kct, ninguem explica muito. Apesar de tudo ser feito em apenas uma sala bem grande, estava cheio, com onibus de excursao, familias com criancas enchendo o saco, velhinhos perdidos, fila exclusiva para caminhoneiros, muita gente.

Ali se nota a diferenca entre Argentino e Chileno. O Argentino é meio curto e grosso nas informacoes (se bem que nos brasileiros somos bastante melosos em tudo). Ja o Chileno é mais educado, te recebe 'de bem com a vida', explica tudo muito melhor, faz brincadeiras, aceita brincadeiras, pergunta de onde vem e para onde vai de uma forma bem mais receptiva.

Carimbamos os papeles e acreditem, eu tinha 6 carimbos num mesmo papel. Olhem a foto abaixo.

Vou explicar cada um.

Um é a imigracao do cidadao Luis saindo da Argentina;
Outro é a saida da moto Tenere da Argentina;
Outro é a inspecao fitosanitaria de saida da Argentina (os caras nem olharam a bagagem).

Agora vem a parte do Chile...

Um é a entrada do cidadao Luis no Chile;
Outro é a entrada da moto Tenere no Chile;
E por fim tem mais um da inspecao fitosanitaria da moto/bagagem para entrada no Chile.

Ufa: quanto carimbo. Fora esses tem mais dois no passaporte.

Papelada pronta, perdemos quase 1 hora nessa brincadeira.

Sai la fora e o que tinha na frente bloqueando tudo? Um onibus argentino. Mais ai com o nosso jeitinho brasileiro e a cordialidade chilena achei o inspetor chileo e dando uma de 'armless john' perguntei se eu devia trazer a moto ate ele ou se ele iria ate la. Ele foi ate la! Ainda bem! Hehehe

Olha o busão hermano no caminho...

Fomos falando sobre a viagem, etc, papo relaxante.

Depois chega o Roberto, motos revistadas, bagagem ok....logo mais aparece o Edgard aparece, abre ligeiramente suas malas, tudo ok tambem, e eu tirei a foto dos carimbos na hora de ir embora, com a ajuda do inspetor.

Gente boa! Chileno é d+

Enquanto isso os boludos argentinos olhavam as motos, bagagens e eu com o capacete com a gopro acoplada do lado, parecia um astronauta. E quando tomei agua do camel back por um canudo? Os caras olhavam com cara de interrogacao. Hehehe. Parecia indio olhando para espelho.

Seguimos viagem E o que havia a nossa frente? Uma carretera de asfalto reta novamente? Nao!!!! Uma rodovia de concreto. Excelente, plana, muito bem feita, da de 10 a 7 no nosso rodoanel em SP.

Seguimos, seguimos... E de repente um cheiro de gas. Aquela regiao tem bastante gas natural e os pocos funcionam a todo vapor.

Logo mais chegamos ao fim do continente americano. A minhj frente estava o Estreito de Magalhaes. É legal chegar aqui, pensando em extremos, é o lugar mais ao sul do mundo todo em que voce chega andando.

Algumas fotos e em poucos minutos chegou a balsa. E que balsa! Chamava-se 'Patagonico'. Gigante!

Entramos (filmei a entrada na gopro), alocamos as motocas e fomos pagar a taxa. Baratinho, 62 pesos. Aproximadamente 25/30 reais.

Fiz um videozinho na balsa, vejam a seguir... http://youtu.be/1vu6AoGwzQo

Depois desembarcamos e seguimos viagem. Faltava 300km ainda. O cheiro de gas natural aumentava de vez em quando na estrada.

A terra foi comecando a mudar e logo que chegamos a 1a cidade acaba o asfalto, alias, o concreto.

Entao o que apareceu? O RIPIO novamente. Nada demais. Andei uns km e parei para muchar os pneus, ficou bem melhor, a frente parou de vibrar e a traseira parou de dancar.

A estradinha era movimentada, caminhao, onibus, carro, moto, tinha de tudo!

Andamos, andamos....Roberto la atras, Edgard mais atras ainda. E de repente uma Tenere emparelha comigo, o cara era de placa de Goias. Que bueno, estavam em 3 tambem. Pouco depois paramos os 6 e tiramos fotos. Sairam do Mato Grosso dia 26, perderam um tempo procurando pneu em Buenos Aires e depois em algum lugar porque uma VStrom tinha quebrado a bomba de gasolina.

Eles tinham uma tocada um pouco mais rapida entao seguiram na frente.

Mas na proxima fronteira (agora saida do Chile e nova entrada na Argentina) encontramos eles novamente.

Ali tinha fila, pra kct.
Encontramos novamente a familia do Acre que tinha perdido 2h ali ja.
Carimbo no lado chileno: 2minutos.
Carimbo no lado argentino: 1h.

Serio, 1h quase, mas ate que foi engracado. O guardinha deles puxou papo s/ a viagem, moto, arroz com feijao, etc...falou das chicas brasilenas que sao guapas, etc... E depois perguntou do que eu estava achando das chicas argentinas!

Opa, olha so a resposta: oh, muy buenas, despues de Buenos Aires solamente hay guanacos y ovejas, algunas vezes ganado. Belas chicas! Estas no me gusta, hehehe

E ele comecou a rir, uma familia na fila tambem! Hehehen tudo mundo comecou a prestar atencao no papo, era politica, viagem, policia, chicas, ovejas...isso mesmo, aqui é tudo oveja. Pouco importa se tem macho e femea adulta da ovelha, a ovelha é sempre ovelha. Nao tem carneiro. Tem cordeiro, mas é o bicho novo, tipo o leitao, que nao é um porco nem uma leitoa, é um leitao...chega aos seus '18 anos' e morrem igual frango, nai vira galo nem galinha (que reproduzem), chega no peso certo e vira nuggets.

Tava engracado, todos tentando descobrir o nome que dava para a ovelha macho. Depois de algumas discussoes reginais entre eles argentinos, concluiram que alguns lugares falam 'carnero' como nos e outros so 'oveja'. Falamos sobre a quantidade de burocracia e carimbos dali...e vai la...a fila acabou e chegou nossa vez.

Ainda não acabei o relato e to com sono agora, já são 02h do horario brasileiro, amanhã continuo.

Continuando o relato, enquanto chove lá fora e faz frio, o que tem de bom é internet. Comer, nem pensar, já engordei 4kg. Achei que fosse emagrecer.

Bem, paramos na aduana...lado argentino. Depois de uns carimbos aqui e ali, formulário com carbono (acreditem, usei carbono). O pior é preencher tudo isso com frio. Eu nem me dei ao trabalho de tirar a luva, estava muito frio.

Logo que saímos do posto de aduana/imigração havia um posto ACA/YPF. Maravilha, precisava abastecer.
Tanque cheio, solo efectivo, vamos embora.

A paisagem parecia mudar novamente. Continuava estrada de terra, que se estendeu por alguns km ainda. Ali tava até engraçado, porque havia chovido algumas horas antes então vou lhes dizer o que é a soma de RÍPIO + CHUVA = Lama com pedras.

Isso mesmo, lama com pedra, é uma merda pra conduzir. Ao menos não escorrega como nossas estradas de terra no Brasil que quando chove vira uma lama escorregadia.

De repente aparece um grupo de motos com harley, o dó...o dó... aquelas suspensões de asfalto, motos baixas, na laminha do ripio, dava até dó dos caras. Andavam a 40km ou menos.

Andamos, andamos, e fomos passando as cidades aqui da região. Pouco depois começou asfalto. Aí melhorou bastante a qualidade da viagem e também a paisagem começou a mudar. Há algumas árvores estranhas com um tipo de musgo sobre elas. Vejam na foto...

A paisagem foi mudando e aparecendo alguns morros ao fundo, eram os primeiros picos nevados. Que paisagens lindas... tinha cara de "chegamos" já... porque de Buenos Aires até ali é quase tudo reto...

Começaram a aparecer lagos, muita água, bem cor esmeralda mesmo. E fomos subindo, subindo....nem imaginava, mas estávamos fazendo nossa primeira travessia da Cordilheira dos Andes.

Olha só a foto da gopro na beira do precipício! (Mãe, não vou mostrar como era embaixo ou então você vai encher até..."se cuida menino, vai cair, bla bla bla" hehehehe)

E aí, legal neh?

E o sol que não apareceu de repente surge...

Este era o Paso Garibaldi, a passagem mais ao sul dos Andes.

Show...
 Olha a sombra já....e o Edgard c/ sua moto amarela.

hehehe

Será que estava ventando?

Parada no posto para testar a gopro que havia travado. Isso mesmo Tiago, o wi-fi tem travado direto..
 Ao fundo da foto o Edgard pego de surpresa.

Lado de fora do posto. Tava nublado, sem sol, mas foi melhorando.

Mais lago...
 Picos nevados.
Olha a paisagem...

E fomos chegando, até tirar a foto abaixo, na entrada da cidade.

Foto da entrada.

Não consigo virar a foto mesmo.

E chegar em Ushuaia não significa ter onde dormir. Chegamos sem hotel reservado. O Edgard tinha um hotel reservado, mas era para amanhã e próximos 3 dias. Então fomos até lá tentar antecipar. Posada del Fin del Mundo. O Marcelo não tinha espaço (olha que curioso, é o 2o Marcelo dono de hotel na viagem) e foi absolutamente gentil em nos receber, oferecer café, chá, numa sala de estar excelentemente aconchegante. Depois saiu ligando para os hotéis e pousardas da cidade vendo onde havia vaga. Achamos um para os 3 numa primeira noite e depois um p/ 2 (eu e Roberto) para as duas noites seguintes.
Tudo ok, fomos aos hotéis.

Novamente, desmonta bagagem, bota fora do quarto...jantar e caminha.

Olha só o belo jantar!
Debaixo do ovo tem um bife de chorizo maravilhoso.

Barriga cheia, vinho tomado, cama!

Vídeo da travessia do estreito de magalhães http://youtu.be/1vu6AoGwzQo (Link do vídeo no youtube)
Curiosidades:

1 - Na viagem de vinda, notei diversos pontos nas estradas com bandeiras vermelhas e umas casinhas. Eram pequenos locais de lembranças com flores e mensagens, velas, para pessoas que morreram na viagem. Em algumas delas os Argentinos pintam estrelas c/ o nome das vítimas no asfalto. Bem curioso. É sempre bem visível, mas uma hora tinha uma casinha dessas preta com bandeiras pretas também....meio macabro!

2 - os animais que seriam Emas de fato parecem ser Aveztruzes, pois são muito grandes para serem emas...

3 - Rípio é light...basta saber a hora de não correr.

Abaixo, mais uma foto no estreito de Magalhães.

4 - Foto dos colegas do Matro Grosso e outros motoqueiros brasileiros que foram parando...tinha umas 9 motos brasileiras já.

É isso ai, agora é curtir Ushuaia.