sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

22° dia: Cochrane/CL a Villa Cerro Castillo (236km)‏


Hoje o dia foi um retrato completo do que tem sido a viagem.
Tanto do lado positivo, quanto do 'negativo', se assim posso dizer.
Vamos comecar pelo 'negativo'?
Nao andei muito, aproveitei mais o dia. Sai tarde da pousada. Estou adotando o habito de tomar banho de manha, montar a bagagem na moto e sair para viajar.
Sai de Cochrane era quase meio dia ja.
A dificuldade de hoje foi o ripio. E seu eu to falando disso (em tese reclamando), que adoro estrada de terra, é porque nao foi muito prazeroso.
Afinal, estou aqui para curtir o passeio, nao para ter plena atencao na direcao. E por varias vezes nao podia piscar sequer. Tirar o olho da estrada nao é uma opcao, pois quando fazia isso logo estava rumo a lateral ou saindo do trilho e indo para os cascalhos.
Entao tive que parar varias vezes para tirar fotos. Tambem tive problema com a bagagem. Um gancho da aranha que segura as tranqueiras quebrou. De tanto chacoalhar a moto ele nao aguentou. Entao to fazendo umas gambiarras tipicas brasileiras para me adaptar. To usando um cordao que parece cadarso de tenis (na verdade ele é um cordao que vem na bolsa impermravel que comprei) para amarrar essa parte que perdeu o gancho. Justamente onde esta o galaozinho de 5 litros de gasolina.
Talvez porque a gasolina pese, ta tudo caindo para aquele lado, direita. E o pneu cai para esquerda. Um saco...a cada 10/20km paro e alinho tudo novamente.
Mas amanha esse problema sera solucionado. Voces verao.
Bem, a parte ruim foi que tinha alguns trechos que passaram maquina na estrada entao tinha muita pedra solta e isso é horrivel para dirigir. Em alguns trechos, inclusive, o solo estava completamente coberto de pedras, entao a conducao era sobre pedras que faziam a moto dancar, tipo uma caixa de brita.
Mas tudo bem, a paisagem compensou tudo.
E que paisagem.
Os lagos variam de verde a azul. Dependendo da area do rio, quanto mais perto da zona de degelo ele é mais claro...depois vai ficando com cara de rio normal.
Tem uns que sao meio beges, como se a agua tivesse se misturado com areia.
Outros sao um verde claro.
Alguns lagos verdissimos, uns azuis, uns cor de lago do Brasil mesmo, tinha tambem um negro...muitas cores de agua, dependendo de onde ela veio e por onde passou.
Depois de sair de Cochrane parei na beira de um lago para tomar o resto de suco que trouxe do Camping em El Calafate e uns biscoitos que tinha.
A empanada que sobrou de ontem comi ainda na saida da cidade.
A agua do lago nem era tao gelada, ao menos na margem.
Depois andei, andei, curti a paisagem, tirei muuuuuitas fotos na gopro. So paisagem, uma ou outra comigo e poucas da moto.
Andei andei...ate chegar em Puerto Rio Tranquilo.
Cheguei la no meio da tarde.
Na entrada da cidade é cheio de barracas e casinhas que oferecem tours pela regiao, desde trekking ate as geleiras a passeio de barco no Lago General bla bla bla. (acho que é General Carrera)
Esse lago vai daqui ate a Argentina. É gigante.
No guia da Carretera Austral que comprei em SP (que li bastante ontem de noite) indicava um passeio de kaiak para as 'capillas de marmore'. As fotos falarao por si...lugar magnifico.
Mas o passeio de kaiak demora e cansa, umas 3/4h ida e volta. Nao to tao assim afim de ficar no sol remando. Depois nao terei braco para conduzir a moto. Lembro de quando fui a Natal/RN com a Luciana e inventei de andar de kaiak num lago la...quando o vento ta contra é uma M. Dava ate caimbra.
Bem, entao fui de barco!
Na lista faltavam so 2 pessoas. Eu fui uma delas e logo depois chegou uma mochileira adolescente que tinha visto na rodovia uns km atras.
Essa parte foi curiosa, aqui na regiao é cheio de maluco mochileiro que vem de todo lugar do mundo. Ai os caras param nas 'esquinas' das rodovias, nas saidas das cidades e ficam pedindo carona.
Tem um que mostrou a plaquinha para mim com o nome da cidade e depois virou a plaquinha, atras tava escrito 'INOFENSIVO'. Eu ri ate! Pena que nao deu para tirar foto, era uma P. subida com muito cascalho...nem a pau que eu tiraria a mao do guidao para aperta o botao do controle remoto da gopro.
Bem, voltando. Entao fechou o grupo e fomos andar de barco.
Tinha um casal sabe la de onde, deviam ser arabes de algum lugar, com uma menininha de uns 3 anos e um bebe que ficava grudada na mae naqueles 'cangoroo' sabe? Magnifico aquilo! A crianca parece um embrulho, hehehe.
Tambem tinha essa adolescente e outros 2 casais chilenos, jovens de 18-20 anos no maximo.
Alem disso, o piloto do barco, Gonzales.
O passeio é bem legal, 5.000 pesos chilenos, aprox. 20 reais. Quase uma bagatela.
As fotos falarao por si...vejam ai abaixo...no fim do post!

Depois segui rumo a procura de um 'muelle' (pier) onde o Gonzales falou que dava para pescar salmao. Nao achei e entao segui reto.
Andei, andei...e foi ficando tarde, caindo a temperatura, quando decidi parar. Via uns camping, mas ainda tinha sol, entao segui.
Ate que chegou uma hora, uns 10km antes de Villa Cerro Castillo e vi uma placa indicando camping! Opa! É essa mesmo que eu queria.
Nao pensei 2x, vi uns carros la, barracas, mandei ver, virei a direita e entrei.
Fui recebido por um senhor muito simpatico, o Sr. Eleuterio. Ele me arrumou uma corda para prender melhor a bagagem! Que maravilha, sera extremamente util.
Na casa havia um casal, uma chilena que vive na Alemanha e seu marido, sueco, ambos visitando o pais. Tambem estava a esposa do dono do local, a Sra. Rosa, um carinho de pessoa. Provei geleia de groselha. Isso mesmo, groselha em fruta! Impossivel encontrar no Brasil quase.
Ela estava preparando 'sopa y pilla' (escrevi como eles falam!), um pao frito, tipico da regiao.
É massa de pao normal, mas que ao inves de assar é frito.
Lembra um pretzel, so que sem acucar e canela.
Delicioso! Ainda mais quentinho. Para acompanhar com cha foi excelente. Tambem comi umas cerejas do quintal que eles haviam colhido. Geladinhas! Nem preciso falar...
Do lado de fora havia uma barraca e duas bikes, mas nao vi as pessoas, so um casal de idosos.
Galera, voces nao vao acreditar. As bikes eram dos idosos.
A Sra. tem 70 anos e o marido dela, Ghunter, deve ter uns 75. Os dois de bike, com barraca e tudo (dicionario alemao/espanhol na mao tambem) no meio da Carretera Austral.
De bike - ripio - sobe e desce...pedra!!!
Puta que pariu! A N I M A L.
Depois tem gente no Brasil que reclama da vida. Isso que é saber aproveitar a vida numa puta dificuldade. E eles estavam sorridentes. Falavam bem ingles. Vao ate Ushuaia de ser tempo, terao 10 semanas de bike, e ao fim sairao de ferry de Puerto Natales para Puerto Mont para entao voltar para Alemanha.
Depois quero tirar uma foto com eles de manha antes de sairmos.
Ficamos na casa umas 2h conversando sobre diversos assuntos, desde a rota ate caipirinha e vulcao!
Hehehe
Por isso digo, hoje foi um retrato da viagem. Dificuldade na rota, poeira, belas paisagens, novos amigos, pessoas que te recebem bem e, acima de tudo, outros que estao em situacoes com muito menos condicoes de 'facilidade' que as que estou.
Imagina furar o pneu da bike dos velhinhos? Ou se cairem?
Nao acreditei quando os vi nem que as bikes eram deles. Estao acampando na barraca ao lado. Cara...demais isso. Me faz pensar muito na vida. Em varios sentidos.
Entao voce que ta sentadinho ai na sua cadeirinha ai em Sao Paulo em seu AP de meio milhao ou mais, ou lendo isso no seu smartphone de 2mil reais ou ate mesmo no seu super tablet...pensa bem na vida e veja que tem gente aproveitando o tempo de vida muito bem e de forma bem diferente.
O dia foi fantastico!

Fotos a seguir:
Gopro:
Passeio de barco a vista!!!
 Gostaram?
 Tem mais
 Como isso não caiu ainda?
 Olha...
 show....pena que a água é geladíssima
 curioso neh? de ponta-cabeça?

 essa saiu a ordem.
 paisagens..
 rios azuis, misturando-se ao rio mais escuro...olha que curioso. Depois eles seguem sem se misturar um pouco até virar uma cor meio a meio....como o rio negro e o solimoes (ou seria o amazonas?)
 ta sol....cara feio acima.;
 eita....olha a cor desse rio!
 e essa lagoa abaixo?
 mais lagoa.
 rio...
ponte!
 mais lagoa...
 agora na ordem, passeio de barco abaixo
 vista da motoca. parada para amarrar as tranqueiras
 esse soy yo, el cavallero de color naranja y anteojos
 una vez más
 legal?
 Essa abaixo ficou da hora....
 mais
 mais e mais
 nunca acaba?
 opa! vejam o sol atrás da montanha
 mais uma nas capelas de mármore
 ta de ponta-cabeça outra vez? nao....
 da impressao que vai desabar tudo
 olha a cor da água
 depois, vista...
 mais passeio de barco (ta tudo fora da ordem, sorry)
 ja no entardecer.
 curvas dos rios
E pra fechar, o autor da viagem na moto, no entardecer....com a sombra à frente na estrada de rípio. Estava em pé.

3 comentários:

  1. Eitaaa
    fantástico o relato, principalmente a parte dos velhinhos, adorei

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o fato de vcs conhecerem tantas pessoas e todas na mesma situação, viajando e conhecendo pessoas!!! Nao imaginava q seria assim!!!

    ResponderExcluir
  3. muito legal... ja fiz um trecho mais ao norte de bike tbem. sei bem oque vc falou de bike no ripio. a coisa eh osso!
    fiz a famosa regiao dos lagos na decima region e cruzei para San Martin e Bariloche.
    Fantastico relato e fotos. continuo na babacao...

    ResponderExcluir