quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

28° dia: Los Andes/CL a Las Varillas/AR (1.066km

Isso mesmo, andei 1.066 km hoje.
Comecei cedo, tudo por causa dos nossos amigos hermanos.
Los Andes fica no caminho da cordilheira dos Andes, no meio, algo assim. Ali ja é mais friozinho.
De la ate a Cordilheira, de fato, sao uns 80km (ate o pico).
No caminho, na parte mais ingreme, as subidas sao tipo 'caracol'. Chamam de 'caracoles' aqui. E justamente esse trecho esta em obras. Tem ao uma pista funcionando. Entao dividiram o dia entre 'sobe' e 'desce'. Subir do Chile para la e em seguida para Mendoza é possivel das 20h ate as 6h da manha.
E da Argentina para o Chile é das 7h ate as 19h.
Tudo por conta de que em janeiro e fevereiro o fluxo de argentinos entrando no Chile por esse paso é maior do que os que saem. Entao dao preferencia para a maioria viajar de dia.
Justo, pena que me fudi, de verde e amarelo.
Cheguei a 'Los Andes' era umas 19/20h ontem. E justamente procurei onde dormir ali porque queria sair hoje cedo com toda a calma do mundo e nao atravessar os Andes de noite, por duas razoes obvias: pela seguranca e porque queria tirar fotos dos 'caracoles'.
Vi umas placas no caminho falando sobre esse tal horario, mas indicava uma tal pista CH-00 (um numero qualquer que nao lembro). Era justamente a estrada que ia pegar.
Antes de dormir, ontem, falei com o Patricio (aqui esse nome ta tao comum, parece Joao/Jose no Brasil hehehe) e ele me disse que o passo so ficaria aberto ate 6h da manha ou entao eu devia ir para la pelas 18/19h da noite, quando reabriria as 20h.
Puts...pensei, me fudi. Ou acordo cedo pra kct ou perco o dia todo aqui esperando na piscina.
Decidi acordar cedo. E que cedo!
3:45h tava despertando. 4:05h sai do quarto e as 4:45h tava na saida da cidade. Ainda deu tempo de tomar cafe que o Nestor deixou preparado com ajuda de alguem da cozinha talvez. Que pena Silvia e Patricio, nao pude aproveitar o hotel nem a piscina! Fica para uma proxima.
Patricio fala portugues, é filho da Silvia. Ambos sao responsaveis pela Hosteria Rucahue em Los Andes. Hotel novinho! Recomendo.
Abasteci e sai da cidade. Estava tuuuuudo escuro. Especialmente porque o sol nasce no Leste e no Leste ficam os Andes, uma bela barreira para conter o sol ate que ele atinja uma altura necessaria para atravessar a luz para a cidade.
Nao havia ninguem na cidade, exceto taxistas, na rodovia entao...so cruzei um carro e passei outro.
E comecei a subir, subir, subir...nao acabava nunca! Quando achei que tava no 'topo', ai apareceu mais uma subida.
Quando essa subida terminou e deu uma 'horizontalizada' na rodovia, apareceu um pedagio. Segui e logo apos comecaram os caracoles.
Galera, pensa numas 25 curvinhas cotovelo com oleo derrubado dos caminhoes no escuro as 5 da madrugada! Ah, para ajudar fazia 15 graus. Depois 14, ai 13...ate que cheguei ao tunel com 11.
Mas que nada, alguns trechos a pista de descida foi simplesmente demolida. Estao reconstruindo 'da terra', nao é recapeamento. O asfalto da pista da descida (lado esquerdo de quem sobe) deformou de um tanto que nao se recupera mais. Por conta disso que tem o 'sobe' e 'desce' em horarios diferentes. É impossivel ter os 2 juntos. Na verdade nao sei nem se da para virar 1 carro e uma carreta naqueles cotovelos.
De noite tava bem perigoso.
Quando cheguei atras de uma carreta fiquei um tempao andando de primeira ate conseguir um espaco seguro para passa-la. Nessa viagem nao to arriscando quase nada nas ultrapassagens. 1 minuto a mais ou a menos nao faz diferenca nenhuma nos meus ja 29 dias de viagem!
Nao dava para ver muita coisa, so as sombras das montanhas causadas pelo luar. Mas ali deve ser lindo com sol.
Hermanos fdp, me fazem acordar 15 pras 4, dirigir de noite, no frio, e ainda perder a paisagem!
Que M.
Bem, ja ouviram dizer que nao ha nada tao ruim que nao possa piorar? Pois bem, isso é verdade! Depois do tunel nos Andes havia uma aduana/imigracao conjunta, fiscais e piliciais do Chile e Argentina dividindo o mesmo predio.
A fila era de uns 500m e havia 3 filas de carros. Fazia 8 graus.
Eu tava so com a 2a pele, colete e luva normal. Parei e coloquei a balaclava e luva de frio por baixo. Ate 15 graus da para suportar de boa. Menos que isso comeco a sofrer.
A fila nao andava. Desisti e fui furando, na caruda mesmo. Quem tem carro ta do 'lado de dentro' e pode ligar aquecedor, eu nao, so abro ou fecho a viseira, que nao muda nada!
Andei ate uma parte em que havia 3 motos da Argentina e dois guardas conversando. Nao ia dar para passar pelos guardas na caruda brasileira, entao colei neles.
Sempre tem gente mais na M. que a gente neh! Eles sairam de Vinha del Mar as 2 da madrugada! Estavam de tenis, nao tinham bota. Os caras sao da Argentina, mas estava frio para kct. Liguei a moto para o motor esquentar e ligar a ventoinha. Hehhehe
Voces precisavam ver nos 4 colocando a mao na frente da ventoinha quando ela ligava para nos aquecer. Dois deles ate enfiavam o rosto na frente da saida de ar que tava quentinha. Kkkk
Comico d+ isso. Os carros em volta olhavam e nao entendiam nada, so viam a gente dando risada. A ventoinha ligou umas 4 ou 5x ate que ficassemos com as maos quentinhas. É isso ai galera, a Super Tenere 1200 tem calefacao! Hehehe
Devia ter pedido para alguem tirar uma foto disso. Tirei de nos 4 da gopro, quando der ponho nos posts.
Logo saiu o sol e ficou 'menos pior'.
Chegou a nossa vez. Papel aqui, carimbo ali, tudo ok, segui viagem. Desci e uns 8km depois havia um posto de controle de guardas que pediam um papel com os carimbos que nos davam la em cima. Que bom, faltava carimbo no meu papel. Que M, tive que voltar, subi tudo denovo...aff, nao preciso nem comentar a santa paciencia. Isso porque antes de descer perguntei para um guarda (inutil por sinal) se ja estava tudo ok e se podia descer.
Bem, chegando la esse cara havia desaparecido e no lugar dele havia um Super Guarda, que me mandou virar a moto e tudo, ate porque eu entrei pela saida com cara de puto. Foda-s...
Depois o cara da aduana do Chile pegou meu papel e viu que de fato faltava, pediu um outro papel, deu para um carinha numa salinha, depois uma tia pegou, anotou um numero e guardou na gaveta dela. Ai me deram um papel com 5 carimbos. Isso mesmo! 5 carimbos!
Enfia isso tudo no C... dava vontade de dizer. Mas tudo bem, o carinha do Chile ate se desculpou.
Andar 16km a toa de moto na sombra fazendo 12 graus nao é nada que ninguem faca sorrindo.
Bem, passou. Segui viagem e aproveitei a paisagem e as curvas na descida. Vamos ver se esse pneu chines serve para alguma coisa!
Ate que nao é de se jogar fora. Cheguei la embaixo inteiro. Passei uma turma de brasileiros que estavam mais lentos por conta da garupa. Bem sussa.
Andei, andei...ate chegar em Mendoza. Aqui so tem vinho. E posto da YPF que nao aceita cartao, so dinheiro vivo (efectivo).
Ca entre nos, a Argentina parou no tempo. O paisinho atrasado. Seu povo, com algumas excecoes - que nos justifica chama-los de fdp - é bem amigavel e adoram motociclistas. Mas nao poder abastecer e pagar com cartao é da idade da pedra.
Alem disso, suas aduanas sao despadronizadas e burucraticas. Comparando-as com as aduanas/imigracoes chilenas, é como comparar um torcedor do corinthians (argentina) com torcedor de qualquer outro time a mesa numa refeicao ou falando em publico. A diferenca e 'as maneiras' sao notaveis! (brincadeirinha ein gambazada)
Em sa conciencia eu jamais voltarei a Argentina antes de que ela se desenvolva. So mesmo se for para desviar do Paraguay e da Bolivia. Fora isso, prefiro 'pular' a Argentina do mapa por conta da burocracia em aduanas e do atraso nos meios de pagamento (solo efectivo!). Mesmo que seu povo seja receptivo, amigavel, etc...nao sao eles quem pagam a conta no posto, entao nao rola galera.
Voltando, enchi o tanque e andei, andei, andei...era 3 da tarde e ja havia andado 700km. Pensei, da para passar 1.000 facil!
Parei num posto e abasteci novamente. Havia uma galera de moto do Brasil na sombra de bobeira. Ali fazia calor, 34 graus.
Que amplituide termica hoje ein! De 8 graus para 35 aqui onde estou.
Essa galera estava indo rumo ao Chile, etao lhes passei as dicas de 'solo efectivo' e dos horarios do paso para Los Andes.
Segui viagem e a paisagem foi mudando. De parreiras de uvas para pe de pessego (durazno) e azeitonas. Tinha uma barraca vendendo isso a cada km!
Depois a paisagem mudou novamente quando entrei na provincia de Cordoba. A regiao aqui é forte em agricultura parece. Ate a temperatura melhorou (so um pouco) quando apareceram as plantacoes.
Fui andando e segui a rota que o gps do blackberru me deu. Descobri que ele me localiza no mapa mesmo sem conexao alguma. Deve ser GPS mesmo!
A rota so indicava cidades grandes (50mil hab/ para +) entao achei que fosse tranquilo. Era so retona! Que nada, numa regiao a cada 20km voce entrava numa cidadezinha nova. Todas lindas, mas cheias de semaforos, ciclistas, pedestres, cachorros que adoram motociclistas, etc.
Parei e achei um Shell para abasteceran aceitava cartao.
Sabe o que comprei?
Adivinha!
Picole! Isso mesmo, destrui 2 picoles enquanto batia papo com as meninas (chicas) da conveniencia. Uma era frentista e a outra caixa. Uma tinha parente em SP. Adoraram saber da viagem. Ta vendo? O povo aqui é super receptivo. Alguns, nao tudo mundo é claro...mas o problema da Argentina nao é seu povo, é o pais, a nacao, o governo, economia, etc...
Picole tomado, segui viagem.
Ah, esqueci de falar, na cidade anterior a minha bagagem soltou e os pneus ficaram pendurados, isso tudo por passar meio 'chutado' numa lombada surpresa. Elas nao sao padronizadas aqui, tem umas que fazem cosquinha, mas tem umas que sao efetivos morros!
Parei e fiz uma gambiarra para re-amarrar tudo. Aproveitei e bebi agua e comi a empanada restante. Galera, nao passei mal. Essa foi, provavelmente, a empanada que mais andou de moto na historia! Veio de Chonchi (Chile) a Rio Cuarto(Argentina). Alguem sabe quantos km da isso?
Comi tambem um pessego que ja ta virando pessego em calda. Mas ta gostoso ainda!
Segui viagem ate chegar em outra cidadezinha e encontrar uma loja de acessorios para motos. Passei na frente e vi um monte de coisa de moto. Pensei: hummmm que tal novos elasticos para a bagagem e parar de gambiarra? Dei meia volta e estacionei.
A moto parecia uma nave espacial que acabara de pousar na terra. O capacete com camera entao...
O pessoal da loja foi excepcionalmente atencioso. Aproveitei e pensei: vou dormir aqui hoje! Pedi indicacao de hotel e segui ate la! Alias, comprei 4 elasticos! Prendi e ta excelente.
Chegando ao hotel senti cheiro de pizza. Hummmm do outro lado da rua.
Tomei banho e fui ate la comer. Tomei 2 cervejas e metade de uma pizza de queijo, ovo, tomate e pimentao. Muito bom! A Mariana que me atendeu.
Agora to aqui no ventinho do ventilador. Faz calor la fora.
Amanha faltara 670km para chegar a Uruguaiana no Brasil e fazer revisao de 20.000km da moto!
Ate breve turma!

Fiquei duas horas na fila da aduana argentina...(Chile/Argentina)

Descida dos Andes, já do lado Argentino!

Fotos da gopro agora:
Já na descida, após a fronteira....belo visu!

Olha a erosão causada na direita pela descida da água de degelo.

E olhem `los hermanos`. Nós 4 esquentamos as mãos na ventoinha da Ténéré. Todos com muito frio!

Maravilha de paisagem....e rodovia boa.