domingo, 6 de janeiro de 2013

11o dia: Ushuaia (0km) - curtindo a cidade

Hoje o que andamos de moto nem conta, foi só pra procurar posto, lavanderia, nada demais...

A cidade é turística e portuária. Cheia de gringos, mochileiros, jipeiros, motociclistas, de tudo...

Basicamente visitamos o museu do presídio. Ushuaia foi fundada faz um tempão e a cidade foi colonizada com base no trabalho dos presidiários que aqui eram enviados. Imagina isso no Brasil, a gente ia mandar os caras para onde? Alguma sugestão?

Fotos do dia:
No porto...
Essas peças de metais eram o que usavam para conduzir os presos, assim eles não fugiam. Isso ia no tornozelo. Agora imagina isso no seu tornozelo no frio... sem meias, sem proteção. É foda...

 Roberto com o Castor (na esquerda, de preto) e o Pinguim (direita).

 Eu...
 Picos nevados na cidade.

 Porto.
 Porto...
Aqui os caras creem porque creem que as Malvinas (Falklands) são Argentinas. Isso ainda vai dar o que falar... Olha o tom da mensagem, em especial a última palavra.

 Por do sol de ontem, por volta das 22.30h, da minha janela.

 Mais um vez...
A cidade é cheia de jardins. Muito coloridos.

Foto do presídio. Ao fundo as locomotivas dos trens dos presos. Eles eram conduzidos até os campos de trabalho e de extração de madeira diariamente.

Mais presídio.

Esse é o pavilhão principal que visitamos. Ferro e concreto. Imagina morar aqui.


Foto sorridente do lado de fora do presídio, o temporal já tinha passado. Enquanto visitávamos começou a cair uma p.chuva forte...depois melhorou e o céu azul abriu. Mas a temperatura caiu bastante.


Roberto ao fundo...

É isso aí, estamos em Ushuaia.
Neste dia jantamos num Irish pub com várias cervejas (sem moto) e depois tomamos um sorvete de calafate e um outro nome que esqueci já. Muito bom!

A região, na verdade a maior ilha se chama Tierra Del Fuego porque quando os espanhóis que descobriram o lugar chegaram, notaram grandes fogueiras na terra. Eram dos índios locais os Yamanás e outro nomes indígenas que já esqueci. Inicialmente era "Tierra de los fuegos" e depois denominaram Tierra del Fuego.
Deveria ser Tierra del Vento, isso sim.

Ushuaia vem do idioma Yamaná, 'ushu' é baía, 'aia' é fundo, profundo. Seria baía profunda, baía do fundo, algo assim.

Patagônia é pata grande, pois os colonizadores viam as marcas dos pés dos índios na região na areia e notaram que eram bem grandes, até porque eles eram altos. Quem descobriu foi português e espanhol, tudo nanico (desculpem, mas são). Daí ficou pata - gones...na tradução para o espanhol. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Patag%C3%B3nia) Aprendi no google e nos museus aqui!




Que mais de "o que é que é"....?

2 comentários: