quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

27° dia: Temuco/CL a Los Andes/CL (769 km)‏


Hoje andei bastante!
Cheguei a Los Andes, uma cidade que fica, de fato, no meio da Cordilheira dos Andes. Ate que nao é tao frio.
Acordei em Temuco na hosteria simples, o colchao nao me engoliu, apesar de eu ter acordado umas 7x durante a noite para me posicionar. Parece ate que dormi numa concha. Muito ruim.
Sai do quarto e fui tomar cafe da manha. Quem estava la fora era um velhinho que vi ontem. Ele tem problema nas pernas e os joelhos sao pra dentro, quase batem ao andar. Ele caminha com dificuldade. O meu mancar do tornozelo esquerdo é fichinha perto da dificuldade dele.
Logo ele me indicou as pessoas da casa. Eram quase todos os funcionarios novos. Talvez porque de fim de semana é uma equipe garconete e cozinheira e durante semana sao outras pessoas.
Tambem me apresentaram o senhor dono da casa, Fernando Torres.
Logo atravessei a cozinha e fui para o 'comedor', que em portugues seria...saguao/salao do restaurante, onde estao as mesas para comer.
Pedi 'huevos revueltos' e duas 'tostadas', que eram paes amassados torrados, para acompanhar com a mantequilla, é claro.
Tambem um cafe com leite. Ate porque fez um certo friozinho durante a noite e tive que usar a coberta.
Apareceu um casal tambem para tomar cafe da manha. Vieram da rodovia.
Cafe tomado, escovei os dentes, preparei a mala, montei tudo na moto e 'hasta luego'!
Andei, andei...ate quase acabar a gasolina. Entao achei um posto que tinha wi-fi.
Falei com a Ist, mas estava em horario de almoco e nada dos brasileiros responderem. So meu irmao deu 'oi'.
Wi-fi aqui é raro galera!
Quando sai da hospedaria tava 22 graus.
Depois subiu a 24 e pensei, que M., vai esquentar denovo!
Que nada! Logo cheguei ao vale do Maipu e caiu a temperatura, comecou a ficar bublado e deu ate um certo friozinho, a temperatura caiu para 18.
Nesse posto aproveitei e tomei um cafe para esquentar. So que sentei na mesa bem ao lado do freezer de sorvete e aqueles heladitos ficaram me mirando. Eu tambem respondi aos olhares e escolhi dois para saborear. Um de naranja e outro de algo que parecia um blueberry.
Tava delicioso, apesar do frio de 18 graus la fora.
Coloquei a 2a pele e fui embora!
Andei, andei...so via propaganda de coisa agropecuaria. Temuco e mais ao norte deve ser uma regiao fortissima na producao agricola do Chile, tinha propaganda de tudo o que voces imaginam na rodovia ligado a 'agropecuaria'. Havia desde propaganda de tratora, vacinas, defensivos agricolas, caminhoes, oficina, instituicoes agricolas do governo chileno, vinicolas...é claro, muitas vinicolas nessa regiao do vale do maipu.
Vale do Maipu é porque aqui é o Rio Maipu e ha um vale meio 'planicie' onde sao cultivadas as videiras (é esse mesmo o nome do 'pe de uva')?
Havia uma serie de placas indicando vinicolas para conhecer e fazer um turismo rural. Quase fui, mas isso é mais programa para casal neh Ist? Fica para a proxima vez!
Lembro que sai da hosteria e faltavam 633 km para chegar a Santiago. Andei, andei, andei...e nada de Santiago!
De repente a paisagem comecou a mudar e a rodovia encheu, tava perto.
Parei ha uns 200km da cidade para comer sob a sombra de uma arvore.
As placas de 'mote con huesillos' comecaram a dar fome! Entao abri o que tinha, mandei ver no resto de 'aquarius generica' que tinha, comi uma das empanadas de carne que comprei ontem e tomei o resto de suco. As bananas estragaram, mas tambem 36 graus...ate eu estrago!
De sobremessa, um pessego.
Andei, abasteci num Petrobras, enchi a garrafa d'agua e segui viagem (acreditem, nao tomei sorvete nesse posto! Nao é incrivel!?)
Cheguei a Santiago e ai os pedagios acabaram, viraram tipo 'sem parar', mas sem cancela. Entao como nao tenho TAG passei por todos sem pagar. Espero que a multa nao chegue ao Brasil!
Pensei em entrar na cidade, mas como estou sem GPS e mapa local, achei melhor seguir direto. Era horario do rush e tava bem movimentado.
Sabia que depois de atravessar a cidade em algum lugar devia virar a direita para Mendoza(ARG).
Entao andei uns 50km e parei para olhar o mapa. Havia passado o 'trevo' uns 20km.
Dei meia volta e voltei ate a saida de 'Los Andes', ultima cidade chilena antes da Argentina (que merda, la vai eu pagar gasolina com dinheiro denovo!).
Andei, andei, passei por um tunel gigantesco ate que vi a placa para Los Andes. Ja era 19h. Pensei...da para ir ate Mendoza neh? No mapinha nao parece tao longe!
Que nada, é longe sim.
Entrei em Los Andes e procurei hotel. O primeiro tava caro, o segundo nao tinha espaco, o terceiro tinha um quarto triplo e uma cama saia 28.000 pesos. Era novinho e aconchegante.
Fiquei!
Deixei o colete e fui dar uma volta na cidade. Aproveitei e passei no mercado para comprar umas coisas.
Comprei duas iguarias chilenas que nao se encontra no Brasil. Surpresa para a Ist! (Para quem nao sabe a Ist é a 'guria' de SC que amo desde 1997).
Passei em 3 mercados para achar o que precisava, mas encontrei. Aqui tem ate shopping, parei num restaurant tipo Outback que se chama Mamut.
To mandando ver numa porcao de petiscos (coxinhas de frando, batata com cheddar e mozzarella, tudo frito bem gorduroso, regado a uma Cerveza Austral 'Calafate Ale'. Lembram dela? Do camping em Torres del Paine? Estou apreciando essa iguaria novamente...tem meia garrafinha ainda. Voces nao tem ideia de como é boa.
Daqui vou voltar ao hotel e cama! Banho so amanha!
Mas antes preciso falar com uma pessoa muito especial, a Ist!

Comentarios fotos: 01134: olha a Austral Calafate Ale novamente! Tomei 2 no jantar! Inesquecíveis ..quero encontrar em SP.

01133: pausa em Los Angeles para o cafe expresso (de maquina, uma M.) e os dois sorvetes, é claro!


Uma das coisas engraçadas na viagem é a alegria das crianças ao nos ver na estrada. Acompanhei esse carro por alguns km e a criancinha, uma garotinha, virou pra trás e ficou dando tchau um tempão... hehehe


2 comentários:

  1. Oba! vou ganhar lembrancinha!

    Ahh..eu dava muitos "tchaus" para os motoristas qdo eu era criança...heheh...agora no máximo um sorriso...rs...

    veeemmmm

    ResponderExcluir
  2. eh a saudadeeeeesssss kkkk
    ja ta quase um mes fora e ate ta ficando sentimental??? kkkkkkk

    ResponderExcluir