quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

26 dia: Chonchi/CL a Temuco/CL (607km)‏


Hoje fez calor, muito calor.
Já desarmei a barraca debaixo de um sol que ardia. Ate tirei a camiseta para amarrar tudo na moto.
Escovei os dentes, comi uma banana e logo em seguida apareceram 2 crianças dentro do camping com um isopor na mão. Estavam vendendo empanadas de carne. Como poderia eu recusar essa iguaria caseira?
Pedi logo 3. Guardaria ao menos uma para comer depois.
A garotinha abriu o isopor e elas estavam todas enroladas individualmente num papel toalha, desses de cozinha. Tirou três e colocou sobre a mesa do camping ao lado da barraca onde eu estava.
Logo os dogs chegaram, vieram 2 labradores de uma vez com esperança de que eu iria compartilhar essa iguaria com eles.
As empanadas estavam quentinhas. Que delicia!
Quero aprender a fazer em SP. Já vi vários recheios diferentes aqui e na Argentina. Acho que a melhor de todas foi na entrada do parque Torres del Paine.
Em seguida ficamos eu, as empanadas e os dois labradores. Mandei uns goles do suco de laranja de ontem. Ele estava geladinho, acreditam? Aqui as coisas nao estragam por conta do clima. Raramente faz calor.
E esse raramente foi o dia de hoje.
Moto arrumada, enchi a reserva de agua do camel back e parti pra rodovia.
Em 38km estava em Castro, de onde sai ontem.
Na saída da cidade parei num posto e abasteci. Aproveitei e murchei o pneu da frente.
A roda dianteira entortou. No rípio provavelmente. Eu sentia uma vibração quando entrava no asfalto com os pneus de terra e olhava, dava para ver um certo desalinhamento da borracha.
Mas com os pneus de asfalto que coloquei no dia anterior em Chaiten de fato ficou notável a vibracao.
Murchei o pneu, tirei as pinças de freio e o disco esta ok, retinho.
Mas a roda tem um 'calo', um amassado provavelmente por conta de alguma pedra mais avantajada que peguei no rípio.
Montei tudo e enchi o pneu. Domingo nada esta aberto.
Da para andar...fui embora.
Andei, andei, andei...tava calor pra kc. 32 graus. 33 graus. De repente uma zona de obras. Em pista simples fizeram aquele esquema de 'anda e para'. Estava faltando uns 50km para chegar a Ancud, mas nunca chegava. Ai apareceu um desses 'para' num baita sol. Parei na sombra de um caminhão. Saia fumaça dos freios dele. O motorista ate desceu para ver e ficamos conversando. Mas eu não sai da sombra que a caçamba do caminhão fazia!
Imagina! Torrar no sol de colete preto, capacete e luva? Sai fora!
Liberou e segui.
Do nada apareceu um caminhão a uns 35km/h na rodovia, logo apos uma curva cega. Mao e pé nos freios e consegui parar, apesar da pista irregular e esburacada que exigiu um pouco da suspensão dianteira e também dos meus bracos e ombros.
Tudo ok, segui.
Passei por Ancud, errando o trevo é claro, e cheguei a Chacao, fui direto ao 'embarcadero' em busca da balsa para Puerto Montt. Disseram que saiam varias ao dia.
Cheguei e vi uma partindo. Pensei, que M. Que nada! 200m a frente havia outra balsa sendo 'enchida'.
Entrei de boa.
Uma garotinha do carro da frente ficou maravilhada com a moto, ainda + com a câmera no capacete.
Subiu na moto para a mãe dela tirar uma foto e tudo!
Que legal, a menina tava toda sorridente. Paguei o cobrador e em seguida vi um velhinho chupando sorvete! Opa! Naquele calor!? Na balsa!? É comigo mesmo!
Achei onde vendia e mandei um.
Havia wi-fi na balsa e fiquei falando com meu irmao que foi ao UFC ontem em SP e ta dando suporte para colocar esses posts no ar. Agradecam ao Gustavo galera!
Voltei e pedi mais dois sorvetes, eram aqueles tipo Mc Donalds, so tem um tamanho. Eu queria gigante, mas a tia falou que nao tinha.
Ok, comprei e paguei por 2, mas combinei com a tia e ela me deu um primeiro e eu voltaria depois para pedir o 2o.
Que sorvete delicioso naquele baita sol. Pena que acabou. Mas que nada! Ainda tinha mais um!
A tia deu uma risada quando me viu la denovo. Na fila so tinha guri, pai, mae e eu!
Pena que acabou denovo.
Atracou e sai da balsa rapidinho.
Andei, andei, andei...e epa! Peaje?
Isso mesmo, a ruta dali para frente, Ruta 5, é pedagiada. Liga sul ao norte do Chile.
Pedagio modesto, em torno de R$ 2,40 a cada 100km ou + para moto.
No caminho passei por um carro de uma familia de SC, governador lemos (ou algo assim, nao li bem). Deram tchauzinho e tudo quando viram que era do Brasil. Passaram, voltaram e andamos uns km juntos.
Parei num posto depois de andar uns 360km. Havia 4 pessoas, 2 atendentes e 2 caminhoneiros bebendo agua no calor. Chegando de moto e com todos aqueles aderecos tudo mundo olha como se fosse um ET vestido de passista de ala de escola de samba. Os caras foram logo puxando papo. As meninas do caixa tambem.
Povo bacana. Deram sugestoes e ensinaram o caminho ate uma serra la em Santiago que tem um cristo, bem legal la. Se der tempo vou la.
As meninas estavam querendo saber algumas palavras em portugues. Bem assanhadinhas, queriam aprender como dizer 'yo te quiero' em portugues.
Naturalmente, tomei mais dois sorvetes e bebi agua, tipo aquarius. Tava na promocao, fui provar. Nada d+, prefiro agua com gas bem gelada.
Peguei as instrucoes e segui viagem.
Que sol, calor...bateu 34 graus, 35 graus...depois 36 graus.
Kct! To no sul e calor de deserto?
Nao acreditei.
Tava andando e de repente vi algo que achei ser uma alucinacao causada pela combinacao de calor + sorvetes. Calor em excesso e picoles em excesso (para mim é picole normal...).
Do outro lado da rodovia, no acostamento, avistei algo em movimento. Tinha um capacete. Rodas. Olhei e passei por aquilo sem acreditar. Depois parei, liguei a gopro para tirar uma foto. Pois se eu contar a historia ninguem iria acreditar!
Era uma pessoa numa cadeira de rodas a mais de 40km/h na contramao do acostamento. Ate acenou quando vi que ia tirar foto.
Nao sei ainda se era homem ou mulher. O formato era indefinido. Mas passou por mim a mais de 40km/h. Liguei a camera no video e gravei um trecho aquela pessoa de cadeira de rodas e capacete na rodovia.
Inacreditavel galera! Cada coisa!
Pena que o video e fotos foram na gopro e so vou conseguir mandar pro site quando ver um notebook ou computador!
Depois passou um Corolla branco, de placa Chilena, ficaram olhando a moto e a camera no capacete. Em seguida passei eles porque tinha uma curva bem legal para fazer ha uns 150km/h e quando me passaram acredita que a tia tirou uma foto? Hehehe foi a primeira vez que isso aconteceu na viagem andando! Parado foram varias. Bem legal!
Andei ate chegar em Temuco, de onde faltaria uns 700km ate Santiago. Os caminhoneiros recomendaram ficar num hotel na cidade. Mas quem diz que eu acho hotel aqui num domingo sem GPS nem internet?
Desisti e quando tava saindo da cidade achei um Holliday Inn Express. Resolvi entrar, geralmente os precos sao bons. Que nada, o cara queria 70.000 pesos chilenos pela noite. Equivalente a 280 reais mais IOF. Nao rola neh!? Quando vi a piscina quase abri a mao...mas nao! Tava acostumado a pagar de 2.000 a 5.000 pesos pra acampar, porque iria gastar 70.000 pesos numa noite so?
Segui viagem. Quem sabe acharia um em 'Los Angeles', a proxima cidade grande. Isso mesmo, o nome da cidade é esse mesmo.
Andei uns 20km e vi uma placa dizendo: Hospedaje, desayuno y comidas a qualquier hora!
Opa, esse mesmo. Era um restaurante grande, varias mesas e cadeiras, mas tava fechado e nao vi ninguem. Cheguei no portao ao lado e havia um velhinho atras da casa.
Ele me recebeu e chamou uma mulher que trouxe a dona da casa. Uma senhorinha de uns 65/70 anos que vive ali com esse velhinho (marido dela) e o filho deles.
Ela tinha uma horta atras e plantava de tudo, de beterraba ate framboesa. Criava galinha, tinha pe de maca, e por ai vai.
Me ofereceu framboesa geladinha que havia colhido do pomar. Que delicia!
Enquanto isso a cozinheira preparava carne com papas fritas (batatas) e dois ovos das galinhas locais, hehehehe. Preciso falar a cor e textura das gemas que haviam no meu prato? Comi tudo e limpei com o pao dessa vez, regado a uma cerveja 'Escudo', feita em Santiago com receita criada em mil e la vai pancada em Punta Arenas, no sul.
Elas prepararam uma mesa bem na frente do ventilador para mim. Maravilha.
Comi e fui tomar banho.
Agora to na cama debaixo do belixe. O colchao é de mola e velho entao parece que to no meio de uma sanfona prestes a fechar!
Melhor dormir!

Comentarios fotos:
01130: o labrador estava esperancoso que eu daria um pedaco da minha empanada a ele.



01132: calor logo de manha. A gangue de cachorros fazia preguica na sombra!


Abaixo, fotos da gopro:
Curte só as meninas andando de caminhão, tinha até banquinho, hehehe.
 Cheguei ao porto e achei que ia ter que eperar bastante, pois a balsa acabara de sair.
Antes, parada da rodovia, anda e para, anda e para....obras! Maravilha essa sombra do caminhão.

 No porto, foi rápido, tinha uma balsa no pier ao lado esperando.

Depois, rodovia! A concessionária é a mesma que vi pela Itália toda...padrão igualzinho, inclusive as placas.
Carro de brasileiros, passaram acenando e fazendo bagunça! São de SC. Família de viagem pela patagônia também.

Esse foi demais, esse corolla que falei que a mulher tirou foto minha andando.

E para que eu não me passe por mentiroso, vejam aquele objeto no acostamento da pista da esquerda. Quem olha isso pensa o que? meu...tava há mais de 40 por hora...veja o meu velocímetro. Eu tava a 42km/h. A pessoa levava até capacete...situação única na vida até agora.
 Motoquinhas na estrada!
 Mais cadeirante (o mesmo)
E eu filmei, lembra?
Abaixo o link. Inacreditável

Cadeira de rodas na Ruta 5 (CL) a 42km/h http://youtu.be/Cr6RTr60gwo



Agora, vídeo...da travessia da Ilha de Chiloé para Puerto Montt. Eu estava voltando ao continente americano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário