domingo, 20 de janeiro de 2013

23° dia - Villa Cerro Castillo/CL a Puerto Puyuhuapi (345km)‏

Ufa, cheguei.
Andar 60km no ripio de noite nao é facil. É como subir e descer de Cunha a Paraty 6 vezes a parte de terra. Mas correu tudo bem e agora estou na Casa Ludwig.
Mas antes de chegar aqui ha uma historia. Vamos entao a historia do dia.
Cada dia é uma historia nova.
Hoje aproveitei o dia. Bastante mesmo, tanto que deitei na cama apenas as 00h. Cheguei ao B&B (bed and breakfast - um local que oferece cama e cafe da manha) por volta das 23h ja.
O dia comecou cedo. Acordei as 08:30h do horario brasileiro, 7:30h daqui.
Acordar e sair da barraca sao coisas distintas. Estava frio. Mais que o normal. Tambem, no meio dos Andes nao poderia esperar calor as 7 da manha...
Notei que os galos cantam pra kct. Mas pra kct mesmo. O bicho chato. E veio um bem ao lado da minha barraca cantar. Achei que ele fosse como relogio de igreja catolica, que da uma quantidade de badaladas equivalente as horas, mas nada, o bixo cantou umas 17 vezes e era so 7 da manha. Um outro comecou antes. Depois desse que devia estar ha uns 2 metros da minha orelha os galos da vizinhanca tambem comecaram a cantar para chamar suas galinhas.
Vida na roca é isso!
Sai da barraca querendo fazer numero 1, como sempre de manha e fui caminhando pela grama (com dificuldade, é claro - o tornozelo doi de manha sempre) com sabonete, shampoo, escova de dentes, pasta de dentes e toalha na mao ate o banheiro.
A Dona Rosa, esposa do Eleuterio, donos da casa e fazenda notou que eu mancava e nem comentou naquela hora...
Ainda bem, porque eu ainda estava sem lentes de contato.
A agua da ducha é aquecida com gas, mas a pressao é muito baixa e entao quando ligo no misto (fria + quente / ou entao eu ia me queimar com a quente ou morrer de frio na gelada...) a agua quente nao da vazao suficiente e desliga o aquecedor. Que merda. Liguei e desliguei o quente umas 10x no banho.
O bom é que deu certo.
Banho tomado, camiseta nova, 2a pele de ontem, vi que o casal de velhinhos alemaes que andam de bike estavam com o fogareiro aceso. Estavam tomando cafe. O sol ja havia aparecido atras da montanha entao comecou a melhorar e esquentar.
Aproveitei e tirei uma foto deles. Agora vcs verao que é verdade mesmo. Estavam comendo ovos caipiras cozidos. Feitos pela Rosa. Mais outras coisas que eles mesmos trouxeram.
Que maravilha.
Como eu havia 'encomendado' meu cafe da manha ontem, fui ate a casa comer.
Havia pao amassado (tipico daqui, muito bom) e ela me ofereceu ovos, que poderiam ser fritos ou cozidos.
Escolhi fritos. Que delicia. Pensa em 2 ovos caipiras de galinhas que moram na patagonia com gemas beeeeeeem amarelinhas. Entao, eu comi eles hoje!
A clara era firme e a gema consistente, um creme. Um pouquinho de sal e pronto! Ate fiquei com vontade de passar o pao para limpar o prato. Mas acabei com tudo passando a propria clara.
Nada parecido com os ovos de galinhas de granjas de Bastos que comemos em SP. Se nao sabe onde fica Bastos pode olhar a caixa de ovos da sua geladeira ou no mercado. Geralmente vem de la, fica no interior de SP. Da uma olhada no google maps.
Comi pao amassado com geleia de groselha. Isso mesmo, groselha fruta! Existe aqui. É delicioso. Parece morango, framboesa, mas o sabor é de groselha.
Tambem mandei um pao com queijo (nao é pao de queijo eiln mineiros).
E depois umas cerejinhas para dizer que nao comi fruta.
Ah, nao posso esquecer do cafe chileno, que nao passa de um cafe em po qualquer, geralmente um Nescafe. É bom, mas prefiro os nossos, tem sabores variados. Os daqui parecem sempre o mesmo. Torrefacao padrao, sem textura, cor igual...etc.
Tambem veio o casal que a mulher é do Chile e mora com o marido sueco na Alemanha. Ficamos os 3, mais o casal da casa...comendo e conversando.
Logo depois apareceu o casal de velhinhos de bike para se despedirem.
Haviam desmontado e guardado todas as tralhas nas bikes, tambem estavam preparados, com roupinhas e tudo. Capacete a postos...
A senhora se despediu de mim com um abraco, um tanto inesperado vindo de um alemao. Mas ela era muito simpatica, um amor de pessoa. Falava ingles muito bem, e se esforcava para falar espanhol com a Rosa (principalmente) e com o restante das pessoas tambem.
Foi uma despedida especial. Andariam cerca de 60km neste dia. Nessa hora funcionei como tradutor, porque ela pediu instrucoes sobre o caminho para a Rosa e nao sabia como questionar. A Rosa por sua vez respondia, mas em espanhol. Entao eu ficava traduzindo perguntas e respostas.
Muito legal!
Foram embora. Vao deixar saudades. Pessoas muito marcantes nessa viagem. Me fizeram realmente pensar na vida de uma forma diferente. Algum de voces ja encontrou um casal de bikers de 70 anos cruzando a Carretera Austral (sao mais de 1.000km, a maior parte ripio e muitas subidas e descidas) ??? O dia que encontrarem vao pensar algo...
Calma, pensei na vida sim, mas ainda continuo sendo homem, torcedor do Palmeiras, andando de moto e nao vou rasgar nenhum dos diplomas!
Depois eu e Rosa ficamos falando sobre a importancia de se falar ingles. Ela disse que teve um curso de 6 meses numa escola ali perto, feito por um orgao do governo de apoio as casas que recebem turistas, mas nao usava muito entao perdeu quase tudo o que aprendeu.
Pensei em ajuda-la e peguei seu endereco. Como la nao tem energia constante ela precisa de um curso de ingles para quem fala em espanhol que venha em CD. Ela tem um aparelho de CD a pilha e vai dar certo.
Voces que estao ai em SP podem me ajudar a encontrar? Alguma sugestao? Podem comentar. Vai no google ai. Talvez esses de bancas de jornal sejam mais praticos. Nada de CD que tem que colocar em computador, aqui nao existe isso. Tem que ser tipo 'Speak-up', que era de fita cassete (K7) e era por repeticao guiada por um livro. É CD para ouvir no radio toca CD, nada de computador ein...
Alguma sugestao? Manda pro meu e-mail e/ou comenta esse post! Se quiserem mandar direto o endereco dela é:

Rosa Maria Chacano Aguilar
Casilla 19 D
Villa Cerro Castillo
XI Region - Aysen
Chile

Recomendo o local a qualquer um que queira vir a Carretera Austral, tambem indicada nos mapas do Chile como Ruta 7. A regiao tem atrativos incriveis. A recepcao aqui na casa nem preciso comentar: excepcional.

Uau! Nem acabei a historia da parte da manha!
Vamos la!

Cafe tomado, cartoes trocados, vamos as fotos!
O casal de chilena + sueco que mora na alemanha naos abia tirar foto com temporizador. Ajustei a camera deles e foto tirada. Aprenderam e agradeceram.
Foto na gopro tambem.
Desmontei a barraca e guardei tudo.
Mas ao montar as coisas na moto ela tombou. Que merda...levantar os 300kg logo de manha é foda. Na grama entao!
Contei com a ajuda do Eleuterio. Ai foi facil! Obrigado.
Moto pronta, me despedi deles e segui.
10km de Ripio e chego em Villa Cerro Castillo. Passei direto. Pausa para foto na subida da serra e segui.
Havia umas pedras gigantes soltas na rodovia. Parei e joguei uma no acostamento. Na serra isso é muito perigoso.
Segui viagem ate...Coyahique.
Entrei na cidade e abasteci. Peguei informacao e fui ate uma loja de motos. Comprei um pneu dianteiro dessa vez! E so tinha um! Era aquele mesmo que eu precisava. Que marca? Maxxis (chines), exatamente a mesma do traseiro que comprei la em Punta Arenas.
Coyahique tambem é zona franca. Carros locais tem placa vermelha e nao pagam impostos! Que mamata!
Pneu comprado, vi uma bota da Fox enduro. Provei, mas nao deu certo. Andava feito astronauta e nao dava para trocar marcha, fiz um teste e nao rolou. Entao nao levei.
Segui viagem, agora com 2 pneus na garupa!
Asfalto, ate que veio um lago e uma placa indicando pesca! Opa, é ali mesmo.
Parei e fui averiguar. Havia um jipe parado tambem. Mas ninguem atendia a gente. De repente apareceu um rapaz. Havia preco para tudo, ate para piq-nic.
No fim, rachamos o aluguel de um bote por uma hora eu, o rapaz e a esposa dele. Mas como o sol tava muito forte resolvemos sair mais tarde.
Entao ficamos conversando.
Aproveitei e almocei meus biscoitos quase farelo que haviam andado mais de 1000km na garupa, sendo a maioria ripio.
A esposa do rapaz estava gravida, ele se chamava Alex e ela Marcela. Eram da regiao. Ele trabalha com eletrica e ela jornalista. Falamos de vaaaaarios assuntos por umas 3 horas enquanto matavamos moscas gigantes que sugavam sangue.
Eta ta de 7 meses e a crianca nasce ate marco no maximo, no inicio. Ja tem nome (esqueci, sorry) e é menina (é Sofia...).
Apareceram outros carros, uns traillers, de tudo. Depois saimos de barco. Arremessa isca e nada. Muda profundidade, nada, mosca, nada, artificial, nada...cade os peixes poxa?
Estao de ferias.
Acabou a 1h e voltamos.
Casal simpatico! Espero que vejam o blog. Desejo sorte a eles e ao bebe que vai nascer. Se puderem deixar uma mensagem sera muito bem-vinda!
Seguimos viagem, eles ao sul e eu ao norte. O rapaz do local que alugava os barcos me disse que o proximo camping ia demorar chegar e teria ripio ruim ate la.
Resolvi seguir mesmo assim. Ate porque se ficar muito ruim é so dar meia volta e voltar uns km.
Galera, que parte complicada.
Havia uma geleira ha uns 300m da minha cabeca no Parque Queulat. Ali tava frio de verdade. Ate parei e coloquei a 2a pele.
Do nada aparecia uns bikers descendo a ladeira. Para esses caras deve ser um alivio pegar descida ali, porque é serra, do outro lado havia uma subidona para eles.
Tinha uns refugios na beira da estrada que dava para acampar, mas segui viagem.
Andei, andei...arrumei a bagagem varias vezes, tomei agua, nao tirei foto porque ja tava escuro...e de repente havia uma baita poeira na minha frente. Kct, o que poderia ser?
Acreditem, era uma carreta bi-trem, articulada. So assim para fazer aquelas curvas cotovelo. Meu, imagina uma carreta descer de Cunha a Paraty! Imaginaram? Entao, o cara tava la. Ocupava a pista toda e sofria nas curvas cotovelo. Ia manobrando e usava toda a pista, quase no barranco. Mas como era bi-trem articulado conseguia passar.
Ultrapassei ele e segui viagem.
Mas andava a 30/40 na descida. Na subida ia + rapido, mas na descida é foda...
Depois apareceu umas retonas na beira do lado e ficou melhor, deu para andar a 80/90km/h.
Ai chegou um camping do parque queulat. Ficava a 2km da estrada principal. Vi uma luz de lanterna e segui, mas o cara avisou que tava lotado. Meia volta e segui viagem.
A beira do lago, que depois descobri nao ser lago, ja era o Oceano Pacifico, havia criacao de peixes em gaiolas e tanques com ahua salgada. Legal neh!
Cheguei em Puyuhuapi e havia um hotel grande na entrada. Segui mais um pouco e vi uma placa 'B&B'. Maravilha! É ali mesmo!
Casa linda, toda de madeira.
Toquei campainha 1x e nada. Toquei a 2a vez e nada...xii... De repente ouco passos nas escadas. Era um gringo alemao que atendeu. Falava espanhol com muito sotaque e o ingles era melhor. Havia um quarto apenas, o ultimo, mais ao alto, no sotao. 18.000 pesos chilenos com cafe da manha. Aprox. 72 reais. Essa mesma! Nao queria camping aquela hora da noite, pois montar barraca seria um saco.
Subi escada, subi mais escada, subi outras escadas, ai ele mostrou o banheiro e agua quente, depois havia mais um lance de escadas. Estava no teto. Batia a cabeca no teto, heheh. Casinha alema tipo chale, com o teto bem inclinado. Tenho foto de la.

Subi e vejam so o que havia no quarto! Uma cama! Eu nao dormia em cama/colchao desde o Ushuaia. Acreditam!? De la pra ca so foi barraca e saco de dormir. É bom, mas uma caminha e varios travesseiros tambem faz bem.

Desci para a sala de estar e tentei conectar na internet para dizer que esta vivo. Que nada. No ip address. Entao o Jaime, dono da casa que me atendera, estava ali.
Notem que no terreo da casa nao ha moradia, apenas uma oficina com misto de marcenaria. Maquinas e ferramentas, de tudo. Achei que tudo de madeira naquela fora fabricado ali mesmo.
Entao ao ver que o Jaime era ligado no assunto, perguntei a ele se seria possivel encontrar cola de contato em alguma loja do povoado, pois minha bota ja estava descolando total...o solado tava pela metade grudado. Entrava agua ate...
Ele pensou...e falou: ja volto.
Desceu ate o terreo e passou pela cozinha. Em seguida veio ate mim e disse: I have something that you can use for fiz your boots. You can fix them in the kitchen.
Meu, quando cheguei la na mesa havia 2 morsas, um tubo de cola de contato, uma espatula e toquinhos de madeira para pressionar a bota. Vai falar se o cara nao manja do negocio? E que atencao!
(Parenteses): sao coisas assim numa viagem que voce nao espera. E quando ocorrem sao surpreendentes. A gentileza do cara foi demais!
Entao fiquei la tirando as pedrinhas da bota e consertando ela. Primeiro a pior, depois a menos pior. Fui dormir a 1: da madrugada do horario local.
Limpei tudo e deixei um bilhete para ele agradecendo no papelao que havia trazido para eu forrar a mesa e nao fazer sujeira.

Antes de dormir deixei as botas sob os pes da cama para ficarem sob pressao.
Abracei os 4 traveiros e soninho. Dessa vez sim posso dizer: caminha!


01101: essa é a que estava 'menos pior'.

 01102: olha a situação da bota que tava pior. Tutto nunca mais!



01104: vejam o kit de conserto que o Jaime me trouxe! Muito gentil! Muito obrigado! Agradecimentos a Casa Ludwig (www.casaludwig.cl)




01078: olha a corda que o Sr. Eleuterio me deu! Muito obrigado, o entonces muchas gracias! Fuiste de mucha utilidad!


01082: uma das paisagens do caminho de hoje!






01085: parada para tomar agua, fazer numero 1 e arrumar a bagagem a beira de um trevo da Carreteira Austral, tambem conhecida como Ruta 7. Bela paisagem ao fundo!






01091: olha eu no bote tentando pescar!


 01097: bela paisagem ao fundo, nao?



01079: casa do Eleuterio e Rosa!






Foto 01080: minha casa! Ao fundo os banheiros e fogao compartilhado.


 Foto final 010777: casal de velhinhos bikers no cafe da manha ao ar livre!


Fotos da gopro agora:
Abajo, yo, Rosa, Eleuterio, y el casal de alemanes (primer la chilena y despues el aleman).
 foto do camping...minha casa à direita
 Parada no mirante de Villa Cerro Castillo, logo depois de passar pela villa.
 Olha a cor do céu garotos...e garotas!
 Esse senhor veio conversar, tem um filho que mora em Mogi das Cruzes, falava português bem.
 E aí....que paisagem abaixo ein?
 Olha o céu...
 Essa foto é da cidade de Coihaique.

 Depois de passar Coihaique tem um mirante...olha a moto já com bagaem nova, agora com 2 pneus!

 e o céu naquele azul...
 E menino feliz ein.
 Paisagem cansa?
E se for assim? A cidade de Coihaique está ao fundo, e em seguida a montanha.
Belo lugar pra se morar.
 Montanha....
 Parada para amarrar a bagagem, fazer numero 1 e tomar água.
 Ruta 7 (Carretera austral)
 O menino feliz novamente;
 Po! fiquei na frente da placa!!!
 e o céu?

Um comentário:

  1. Oq sera de mim sem geleia de groselha agora?!?! EU PRECISO provarrr! Rsrs

    Amei as estorias e experiencia!
    :)

    ResponderExcluir