sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

21° dia: El Calafate/AR a Cochrane/CL (722km)


Isso mesmo, andei 722km. Acho que ao menos 80% foi ripio. E dos ruins em grande parte.
Teve de tudo, de tombo a ema apostando corrida comigo.
A ema parece o papa-leguas. E agora eu sei que a velocidade maxima dela é 48km/h. O animal nao saia da rodovia...andou uns 400m ate eu desistir de espera-la sair da estradinha de terra e entao a ultrapassei.
Bem, vamos a historia do dia...comecando pelo comeco.
Acordei, tomei banho, coloquei a lente e o Roberto ja estava quase pronto.
Dali em diante, ate chegarmos em Bariloche, vamos andar separados. Ele resolveu nao pegar ripio. Entao vai voltar a Rio Gallegos, subir a Ruta 3 ate um lugar que da para ir pelo asfalto ate Bariloche.
Eu seguiria rumo ao Chile para entrar na Carretera Austral, como planejado inicialmente.
Ele aproveitou e seguiu com os 7 gauchos de Uruguaiana. Eu sai pouco depois. Eram umas 10h quando peguei estrada.
A partir de agora ate Bariloche a viagem e respetivas historias se referem apenas a mim, Luis Santos.
Bem, segui pela ruta 40 destino Bajo Caracoles. Esse era meu objetivo do dia.
Pelas contas que fiz daria para chegar la com a gasolina do tanque + os 5 litros do galao que levo.
Antes de deixar El Calafate passei numa loja que o frentista do posto YPF me indicou e peguei um metro de mangueira para nao sofrer mais quando for usar a reservinha do galao. Tambem aproveitei e comprei um oculos, porque o meu de plastico de 20 reais ja ta todo riscadom. Como era uma loja de tintas e ferramentas em geral, o oculos que comprei é de EPI, hehehe, mas deu certo. É escuro e cabe certinho, tem pernas ajustaveis no comprimento e protege os olhos e parte do rosto. Excelente. Saiu uns 50 pesos.
Sai da cidade e lembrei do que os 7 de Uruguaiana dissera, ha uma cidade + ou - na rota que teria gasolina, mas nao entrei nela.
A ruta 40 nesse trecho tem asfalto, ripio e depois uma grande parte em construcao, entao abrem uma rota de ripio ao lado que geralmente nao ta em boas condicoes.
Andei, andei...e cheguei a um posto! Vejam so, um posto nao indicado no mapa! Bora abastecer!
Que merda, so tinha diesel. Nafta (gasolina) so na tal cidade (Gobernador X?) saindo 50km da rota.
Mas tudo tem o lado bom. Havia uma bandeja cheia de empanadas lindas que pareciam deliciosas. Comprei 3. Comi 2 e guardei uma para depois.
Esse foi meu almoco. A cidade se chamava Tres Lagos.
Dai em diante, 95% ripio.
Comecou bem, mas logo apareceram uns desvios porque a rodovia tava em construcao. Alguns trechos estava pronta, entao a galera sai do desvio e sobe na rodovia para andar. So que os argentinos vao la e enfiam uns montes de terra no meio da pista para nao usa-la, entao voce tem que descer pro desvio novamente. Fiz isso umas 2x, depois larguei mao. É perigoso e perde tempo. Alem de que tem uns lugares que so moto passa. Mas com toda essa bagagem nao é facil.
Alguns desvios sao bem sinalizados, outros nao. E nesse sobe e desce da rodovia em algum trecho a luz do ABS ascendeu. Nao liguei e segui. Nem desliguei e liguei a moto para ele 'religar'.
Me fudi...
Num desvio uns km a frente a curva era negativa (daquelas tortas para fora), dai eu meti a mao no freio porque tinha muita pedra solta...e para nao ir no barranco freiei mais forte, so que a roda travou (sem ABS neh...cabecao!)e entao comprei meu primeiro pedaco de terra na Argentina. Perdi a frente e ela escorregou caindo pro lado direito.
Tombinho leve e rapido, tava devagar. Como aqueles nos roles para Ilha Comprida em que se cai varias vezes ao dia (iniciantes somente).
Levantei, tudo ok, no lugar. A bagagem nem movimentou.
E quem disse que eu consegui levantar a moto? Tentei 1x, 2x e nada. Nem perna nem braco nem costas...nem pelo guidao. Tava mais de 300kg por conta da bagagem.
Entao tirei toda a bagagem, exceto o bau e levantei de boa.
Recoloquei tudo e segui viagem.
Andei, andei, andei...e aprendi que no ripio so se usa freio traseiro. O dianteiro é auxiliar. É o contrario do asfalto.
Licao aprendida. Sem mais tombos nem apuros.
Mas o ripio piorou. Ficou fofo e trilhos mais fundos, com costeletas mais altas. Uns lugares era impossivel cruzar o trilho. Digo impossivel porque é mesmo, seria tombo na certa.
Ate ai vinha com vento lateral e a favor. So que de repente o fdp fica lateral e frontal forte. A moto dancava no ripio.
Passou. Entao veio um trecho de asfalto. Gasolina acabando, e sabe o que acontece? Vento contra! Ai a media que era de 22km/l mudou para 15km/l.
Pensei, fudeu. Se ficar assim ate Bajo Caracoles os 5 litros do galao nao vao nem fazer cosquinha.
Entao colei atras de uma Ranger e a media melhorou. O cara ate avisava que ia frear. Gente boa. Deve ser comum motos seguirem carros e caminhoes aqui, por conta do vento.
Segui e depois a rodovia virou. Vento a favor! Maravilha, o consumo instantaneo foi pra 27km/l.
Voltei a media dos 22km/l.
So que quando deu 462km a moto comecou a engasgar. Nem forcei. Ate iria mais uns 5km. Parei e abasteci com os 5 litros do galao que levo. Estreiei a mangueira. Nao bebi gasolina! Eficiente, um sucesso! Digo isso porque a mangueira nao é transparente entao nao da para ver se a gasosa ta vindo ou nao, hehehe.
Tudo ok, segui viagem.
So que nao tinha placa indicando a distancia. Pelas contas daria para chegar. E deu, gracas a Ranger aquela hora e o vento a favor.
Bajo Caracoles nem cidade é. Tem um hotelzinho e duas bombas de combustivel a ceu aberto, preco la em cima...6,7 pesos o litro, enquanto em Ushuaia tava 4,5 pesos.
Enchi o tanque e o galao. Poderia andar mais 550/580km. Ja havia andado 509km ate essa hora.
Na saida do posto encontrei 2 chilenos de G 650GS novas. Alugadas. Perguntei como fazer para cruzar por Paso Roballo para o Chile. Eles indicaram + ou - e segui. Nao havia sinalizacao. Passei a saide e perguntei para um caminhoneiro que parou. Voltei 2km e peguei uma saida sem placa no meio do nada.
Nessa hora GPS fez falta. Andei e encontrei uma caminhonete argentina, mas o cara tambem nao sabia. Na duvida, segui, pois orientando-me pelo sol, estava no sentido correto.
De repente tinha uma placa indicando: 'Paso Roballo 67km'. Ufa! Que maravilha.
Tenho sorte mesmo.
Segui e a paisagem fui mudando, ficando cada vez mais interessante e bonita. Novos lagos. Ninguem na estrada, nenhuma alma, a nao ser vacas, ovejas y guanacos.
Ai do nada aparece uns caminhoes, tratores, tanques de combustivel...era um pessoal que fazia manutencao da estrada. Que maravilha! Pedi orientacao e segui.
Ai apareceu coelho para kct. Ate um bixo novo eu vi. Parecia um daqueles do desenho que soltam um cheiro ruim, nao lembro o nome. Branco e preto com cauda grande.
Quase atropelei um tatu. Ele é moh lerdo para atravessa a estrada e tem a mesma cor que uma pedra. So notei que nao era pedra porque tinha rabo e andava! Hehehe
A ema apostou corrida comigo, varios coelhos, guanacos, de tudo!
Chegando ao posto de fronteira, o cara da Gendarmeria (exercito de fronteita) foi bastante atencioso. Bem rapido e simples. Enquanto o cara carimbava os papeis aproveitei e lavei a viseira do capacete, tava bem empoeirada.
Antes de chegar ao posto de fronteira argentina vi uma estradinha numa baita subida que levava ate um pico. So que nao subi. Se derrubasse a moto nao levantaria nem a pau. E ajuda ali so se fosse do alem, porque nao passava ninguem mesmo.


01064: olha so a cor do céu...isso foi no Valle Chacabuco.

 01053: para levantar a moto tive que tirar toda a bagagem


01067: placa quando sai do Valle Chacabuco e encontrei a Ruta 7 (Carretera Austral). Para onde ir? Cochrane, certeza! Ja tava bem tarde.

01069: como não almocei, jantei bem! Uma empanada napolitana com queijo derretido e depois esse lanche de churrasco completo. Veio com abacate, um creme de abacate, um pouco diferente do que tem no Brasil. Ate foi bom! Se para em que nao gosto de abacate foi bom, entao seria excelente para pessoas 'normais'.



01058: olhem so, passei pelo paso roballos. Verdade! É o mais ao sul da carretera austral que liga arg/chile. Dentre os trafegaveis é claro, ha outros, mas so trekking.


01059: benvenidos a Chile!


Arquivo final 01056: o sol se pondo cria sombras e muda o visual da paisagem...


01061: acho que foi para tirar essa foto que a moto caiu. Apreciem bem, pois foi pesado levantar os 300kg depois

Fotos novas:
Gopro:
Mal sabia esse rapaz feliz que depois o rípio seria bravo!
 Ainda no asfalto.
 E então, rípio! Muito....e vejam só quanta pedra acumulada.
 E agora, olha o quanto tem de pedra ...
 Isso abaixo é um posto de combustível. Dá pra ver a bomba? Na Argentina, é claro.
 Menino feliz.... na rodovia sem placa nem GPS e conseguiu chegar no Chile. Que esperteza....mas com um sol deste da pra se guir pelo sol apenas.
 Depois de levantar a moto...foto!
 E o visu?
Parada para foto com o guarda gente boa na fronteira do lado chileno!
Indicou camping e tudo para quando chegasse em Cochrane. Pena que eu não encontrei o camping.
 Mais visu....nao tinha nada ali exceto pedra, terra...nenhuma placa.

Filminho pra vcs... parada no valle chacabuco

http://youtu.be/4R88N3XGLPs

7 comentários:

  1. Levantar um monstrengo destes com carga não tem como mesmo né ? ta se achando o superman? kkkk
    mas ainda bem que conseguiu
    sozinho é dose nestas horas

    lindas fotos como sempre

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    1. Foi extremamente pesado! Mas deu certo. Pena que os braços e costas acabaram depois...

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  2. Ainda bem que os bichinhos se salvaram da sua roda. Eu ia ficar arrazada se você narrasse um atropelamento aqui...tu sabes...
    Ei, a ultima foto ta espetacular!
    Essa vai ser impressa certamente!

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  3. Respostas
    1. Esse mesmo...hehehe, vi vários. Pena que alguns já estavam dormindo na rodovia (depois de atropelados)

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  4. uauuuu... q fotos! to curtindo pacas.
    pena q o master ze ruela nao tem gps pra registrar o track feito. sabe reproduzir depois no mapa???
    eu achei pesado levantar a G, imagina a mostra com 300kg!!!!

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  5. fala amigão,
    se puderes entrar em contato comigo. Estou indo ao Ushuaia agora em dezembro, vou ir por Esquel, Puyuhuapi, puerto tranquilo, paso roballos, etc. Gostaria de pedir umas informações.
    Abraço. Iuri.
    iuri@asepericias.com.br

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