quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

15o dia de viagem: Paso bellavista a Porvenir (241km de rípio fofo)

Isso mesmo, nesse dia andamos de moto. Mas a historia foi longa e a mais interessante ate agora. Rota no link http://goo.gl/maps/okl07 e também no

Acordamos, Ramon novamente nos ofereceu cafe. Na noite anterior ele havia conseguido instalar o 'catavento' e estava gerando energia ja! So faltava ajustar algumas coisas e pronto. Havia um colega seu, cujo nome nao lembro, que tambem se juntou a ele no trabalho.
Cafe tomado, muitissimo obrigado novamente Ramon.

Pouco depois Patricio/SAG nos convidou para ir com ele e Russo ate o Lago Blanco, uma lagoa enorme do lado chileno. O caminho ate la era fenomenal, lindo demais. Atravessava bosques e tudo!

Fomos ate o lago e havia um clube de pesca com algumas cabanas usadas por pescadores. Creio que vimos 3 carros ali apenas. Ninguem estava no lugar, deviam estar todos na agua ja...

Saimos dali e no caminho o Patricio e o Russo pararam para coletar algumas especies locais, sementes e tudo mais sobre plantas... estavam fazendo um levantamento de especies ameacadas ali, 'povoamento' de especies, etc...

Muito curioso, nessa viagem ate botanica aprendemos, dentre outros varios assuntos, como manejo florestal, manejo de gado, etc.

Voltamos a vila e no caminho passamos por um hostel, um baita hotel bacana com cabanas independentes. Ate heliponto tinha. Eles nos disseram que bastante gringos ficam la, especialmente americanos.

Chegando la almocamos. As esposas de Fren e Italo fizeram sopa de lentinha. Naquele frio estava perfeito, muy rico!

Almocamos e fomos coloca a moto na cacamba da caminhonete que a levaria ate Porvenir.

Moto na cacamba, presa com auxilio de todos, correias, cabosn de tudo...

Ao fim, pausa para a foto e muitas saudades.

Nesse instante vale um parentese, e que grande parantese...

( Essa foi sem duvida uma das melhores surpresas que tivemos na viagem )

Tanto a passagem pela fronteira argentina onde nos receberam em suas casa com um cafe enquanto chovia granizo como do lado chileno, onde fomos hospedes excelentemente bem acolhidos por todos, inclusive pela Martina, a cadela da raca Boxer que morava ali com eles no verao.

Foi uma grata surpresa. Apesar da moto nao funcionar, ela nos fez permanecer ali 2 diase compartilhar com todos experiencias incriveis.

Primeiro nos ajudaram resgatando o Roberto e sua moto, e eles ate atolaram uma caminhonete para isso e quase a outra... Todos ajudamos a desatola-las, ate o filho do Fred (policial PDI estava la).

Depois ajudamos eles com o reparo dos pneus. Cada um fez sua parte.

Eles certamente nos passaram experiencias incriveis que vamos levar pela vida toda, bem como acreditamos ter deixado para eles um pedaco da nossa historia, nao so da viagem...

A todos, Fred, esposa e filhos, Italo, esposa e filhos, Ulisses e suas tatuagens, Patricio/Carabinero, esposa e Agustin, Jamon e seu colega...a todos nosso muito obrigado!

Voces sao parte da historia dessa viagem e somos muito gratos por tudo.

Nao deixem de acompanhar a viagem pelo site e tambem nos deixem seus comentarios.

Fim do parentese... Hehehe

Saimos de caminhonete Patricio/SAG, Russo e Roberto, com a moto na cacamba, e eu andando algumas centenas de metros atras com a minha moto. Havia muita poeira.

Antes de Porvenir paramos em uma serralheria no Rio Russfin (que tambem é um povoado, apesar de eu so ter visto a serralheria e mais nada). La havia um galpao com varios mecanicos que faziam manutencao de tratores que eram usados para cortar as arvores ali, tudo de reflorestamento.

Logo que chegamos havia varios mecanicos ali para ajudar, primeiro para tirar a moto de quase 300kg da cacamba 'no muque' e depois para consertar. Ate o chefe dos mecanicos estava ali conosco.

E quem nos ajudou foi o Eduardo. Que sorte, ele nao apenas entende de mecanica de trator como tem moto, uma Yamaha trail, gosta de moto e entende de mecanica de moto!

Desmontamos bastante coisa na moto. Carenagem, protecoes, tanque, tudo...esgotamos o oleo e o Eduardo trocou o oleo e filtro. Na verdade o filtro foi o mesmo. Ele so limpou bem. Tiramois a caixa de admissao de ar e ela estava cheia de agua. O filtro de ar mais parecia um colchao depois da enchente!

Tiramos mais coisas ate achar as velas de ignicao. Estavam afogadas. Secamos e testamos, funcionavam! Havia faisca ainda.

Mas a moto nao pegava...

Entao tiramos o cano de escape desde o motor e ele estava com agua, muita agua no escape. Nao na saida, mas na parte dos sensores (sonda lambda e catalisador acho). Nao era pouca agua, era quase 2 litros...

Depois tantemos novamente e nada.

Secamos, remontamos e fomos tentar dar um tranco com ela sendo puxada na caminhonete. Nada de tranco, nem puxada nem no barranco na descida.

Voltamos a oficina e o Eduardo mecanico desmontou a vela novamente. Secamos, recolocamos...e quase funcionou. Mas a. Bateria ja era! Entao pegamos outra bateria, que tambem acabou...

A cada tentativa tinhamos que desmontar as velas e seca-las novamente. Mas a cada tentativa melhorava. O barilho da partida tinha mais cara de motor.

E de repente, depois de tirar as velas, esquenta-las e lixa-las, a moto pegou! O motor funcionou novamente. Isso so com direta (vulgo chupeta) na bateria da caminhonete ligada.

E tinha agua...muita agua no escape ainda. A moto parecia um aparelho de sauna misturado com um esguicho de jardim. Saiu muita agua do escape mesmo...muita.

Esquentou, ventoinha funcionou a exatos 106 graus, tudo ok! Era so trocar o oleo mais uma vez e colocar o filtro novo, completar o oleo e montar tudo de novo.

Ja era mais de 9 da noite, mas nao parece, porque ainda estava claro.

Galera, outro parentese. Quando falo 'trocamos, abrimos, fizemos, montamos...' quero dizer sempre no sentido de que estavamos todos la, juntos, mas os meritos pelo conserto sao todos do Eduardo, nosso mecanico oficial de Super Tenere 1200 que ano que vem estara conosco no Rally Dakar, mas acredito que a Tenere 1200 é um pouco pesada para a parte de dunas, hehehe, entao devemos trocar por outra caso a equipe seja formada!

Brincadeiras a parte, o Eduardo foi fera no conserto, persistente. E isso é o que faz as coisas serem consertadas, os problemas resolvidos. Ao fim, todos pensamos, se nos homens inventamos as motos, nao teria como ela nos vencer e nao funcionar.

Moto consertada, saimos de la bem tarde. Fomos na frente de moto, eu na minha e Roberto na sua, atras o Patricio/SAG e o Russo dormindo, certeza!

O ripio estava bem RIPIO mesmo, com muitas pedras soltas, parecia uma caixa de brita, mas ao inves de brita, tinha pedras redondas.

Entao nao pudemos correr e a caminhonete nos passou. Ficou de noite. Era meia noite e eu estava no ripio, tudo escuro (quase - porque o sol cai, mas tem luz no horizonte por conta da curvatura da terra e o angulo do sol no verao) e no ceu se via algo parecido como uma aurora boreal, muito bonito o ceu escuro com tons de verde. A estrada era a beira do mar, em alguns penhascos e tambem descidas e subidas enormes. Pena que estavamos passando ali de noite, pois a paisagem deve ser bem linda de dia com sol, alem de que tem uma colonia de pinguim rei, daqueles grandes que chegam mais ou menos na nossa cintura. Imagina uma galinha que nada desse tamanho! Hehehen vestidinha de garcon chique.

Bem, depois, no meio do nada, 01:30h da madrugada, no ripio, faltando mais de 10km para chegarmos a Porvenir, avistei um negocio que parecia um boneco de Olinda no meio do ripio, todo cheio de refletivos.

Era um ciclista com um colete refletivo e adesivos refletivos na bike. O cara parecia gigante de costas! Como ja era bem tarde, parei para perguntar se o cidadao precisava de ajuda. O cara era um marroquino que tava indo ate Bariloche de bike. Todo animado, num frio do kct, as 01:30h da madrugada, com subida e descida para enfrentar e bike no ripio...e tava super disposto. No alto dos seus 45/50 anos...inacreditavel!

E ele tava empolgado porque levaria mais uma hora so para chegar la. Imagina montar barraca para dormir sabe la onde as 2:30h da madrugada em Porvenir?
Tem que ser louco mesmo...ou de Marrocos! Hehehe parabens ao colega.

Bem. Nos chegamos em Porvenir a 2h da madrugada. Estava muito frio.

Deixamos o Russo na casa dele. Ele tinha um Diplomata (ferro velho total) 'estacionado' no jardim. Esse foi o 1o carro que ele teve na vida. So que nao usava mais. Nao usava mais ha uns 10 anos ja! Hehehe o Roberto devia ter tirado uma foto para voces verem. Aos colecionadores, se quiserem tem um pra reforma aqui em Porvenir. Deve ser 'barbada' levar para o Brasil.

E onde dormir a uma hora dessas em Porvenir? O Patricio/SAG nos convidou para ficarmos na casa dele. Convite aceito, seguimos ate la...chegando, nao havia ninguem. Os filhos e esposa haviam ido de ferias para Porto Natales.

Dormimos na sala. Bem ao lado da calefacao. Uma delicia esquentar os pes... Tava frio! Mas dormi quentinho. E pelo cansado parecia uma pedra.

Fotos abaixo:
Essa é a moto do Roberto na caçamba da caminhonete do SAG, conduzida pelo Patrício e seu colega, Russo, el hombre de las mujeres....foi casado umas 2-3x... cada história.

Motoca ao relento...
Caminhonete da PDI.
Galera dando tchau.

Roberto buscando suas tranqueiras.

Mais moto...
 E aí, a foto de toda a galera, tirada na gopro. Mais abaixo vocês verão os nomes de cada um.

Antes de sair fizemos um passeio na carona do Patricio e do Russo ao Lago Blanco.
Essa foto é de uma pousada que tem lá...espetacular.
Olha as cabanas...

E aqui, toda a galera na despedida!
Obrigado pessoal! Muchas gracias muchachos. Ustedes seran muy benvenidos en San Paulo.

Patrício olhando a moto desconfiado....já lá em Russfin, na serralheria que paramos.

Essa é a Martina, a cadela da vila. Tomara que um deles a leve para que não precise passar o inverno lá com os gaúchos. A cadela é folgada até....deita no sofá e não te da espaço. Se vc senta ela não quer sair.

Olha la de novo...

Apresento-lhes o sr. Eduardo, o mecânico que consertou a moto (direita). Ao lado da Téneré que mregulhou...
Todos mexendo....não sobrou nada. Até sem escapamento já estava.

Olha o Roberto e o Russo sentados, enxugando o filtro de ar. Até nele tinha óleo + água.

Russo coletando espécies nativas no lago blanco.

Mais lago blanco....parece mar.
 Parece neh?
 Robertinho...
 Mais pier.

Viu?
 Botânica...
Quase uma torre de pisa
hehehe
Olha o museu a céu aberto. Esses eram os tratores usados beeem antigamente.

Tinha dessas flores pra todo lado.

Viram?
Barracos para alugar...não quero nem saber o preço dessa exclusividade.

bye bye paso bellavista.  As casas serão removidas para outro lugar, uns 3 km dali. Então fomos os últimos hóspedes.
Visão completa...

Toda a galera, nas lentes da câmera do Roberto.

Mais moto, todos fuçando.
Olha a cor do óleo, parecia leite.

Roberto e seu mecânico! Vamos formar uma equipe para DAKAR 2014?

Já viram ela desmontada.?
 Sem flash...com sorriso
Com flash e sem sorriso hehehe