quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

7o dia de viagem: Las Grutas/AR a Peninsula Valdes/AR = 530km

Sem palavras.

O dia de hoje é indescritivel. Somente vivendo ele daria para saberem como foi.

Agora sao 22:51h da noite do dia 1o de janeiro de 2013 comeco a escrever esse post que vai ao ar quando acharmos wi-fi.

Acabo de montar a minha barraca, comer um pedaco de lanche (frango a milanesa com queijo - eles vendem isso aqui, acreditem), tomar suco e entrar no saco de dormir.

Estamos a beira da praia, na Peninsula Valdes, ha mais de 10 anos é patrimonio da huimanidade. Mas para chegar ate aqui vou contar como foi o dia.

Ontem, depois dos fogos da virada, 2 garrafas de vinho e o cordeiro na bartriga, capotamos. O Roberto nao ouviu nada, eu escutei alguns fogos 'particulares', ja que os 'oficiais' da 'prefeitura' foram cancelados por conta do mal tempo (vento muito forte).

Acordamos umas 7h, e ainda havia bagunca na rua ou a galera acordou cedo mesmo.

Desmontamos as barracas, arrumamos as tralhas e bora para estrada.
Andamos uns 150km e paramos num posto em Sierra Grande. Estava frio, mas esquentando, uns 16 graus.

1o posto 'solo efectivo', nao aceitava cartao de credito. E os pesos acabando... 2o posto igual. Fomos ao ACA de onde postei os posts que vcs leram ontem e consegui pagar com 'tarjeta de credito'.

La na mesa do posto, depois de 2 'cafezes', aparecem 5 cariocas de moto tambem. Papo vai, papo vem, estao indo se encontrar com as esposas em el calafate (acho que é essa cidade). Corriam bastante para chegar a tempo.

Saimos do posto antes deles e la fora ja havia fila para abastecer, muita gente 'subindo'.

Abastecidos, posts na internet com fotos, pegamos estrada ate a Peninsula Valdes, santuario de baleias, golfinhos, pinguins, elefante marinho e leao marinho.

Acreditem, paga-se 100 pesos para entrar na peninsula.

Chegamos a Puerto Piramides e consegui sacar pesos. Abastecemos e fomos ao parque ecologico.

Bem-vindos ao ripio. Nada demais. É uma estradinha de terra com pedras redondas. O foda é que elas acumulam e ai se voce passa em cima delas (tirem as criancas da sala agora) ai fudeu!

A frente e a traseira balancam, voce vira passageiro da moto e a unica coisa a fazer é tirar a mao ou acelerar mais. Frear? Nao acho uma boa ideia.

Mas é simples, é so reduzir nas curvas e evitar passar de um trilho para o outro (quem anda de moto entende isso).

Andamos 70km ate chegar a 'Punta norte'. Havia um mirante de leao marinho e elefante marinho. As colonias deles ficam proximas, uns 200m uma da outra. Nenhum macho elefante marinho, que tem ate 4 toneladas. É maior que um touro nelore, gigante! Na verdade acho que sao 3 ou 4 touros.
Nao imagino um bicho desses se arrastando pela areia.
Somente as femeas estavam la, com os nenezinhos.

Os leoes marinhos nao estavam na agua, machos em peso, a galera toda tomando sol na praia na nossa frente. Uma preguica so...ate deu vontade de se misturar a eles naquela areia fofa com pedrinhas. Hehehe

Tinha uma galera do Acre aqui. E o cara veio de carro, imagina so... Tambem vi um Toyota Land Cruiser (partece uma F4000 da Ford) com uma casa no lugar da carroceria. Vejam fotos abaixo. O carro era da Franca. Como esse maluco chegou ate aqui? Loucura! Depois visitarei o site para entender a historia. Os franceses do trabalho vao gostar! (Espero yo)

De repente me apareceu um tatu curioso e morto de fome enquanto eu mandava metade do sanduba de queijo e frango a milanesa. Ate filmei ele. Se conseguir subir o video no youtube posto o link para voces.

O melhor estava por vir...depois de sairmos de la sabe o que fizemos? Fomos rumo ao sul (tudo ripio) e havia muitas placas de 'proibido bajar a la playa', mas acha que deu para aguentar?

Subimos o barranco e chegamos a praia. No caminho havia ossos de animais que viraram 'lanchinho' de alguem. Estacionamos e iamos em direcao ao mar 'provar' a agua...quando de repente avisto uma colonia de leoes marinhos.

Galera, vcs nao tem nocao da surpresa que foi. No mirante anterior a gente ficava ha uns 30/50m deles. Ali a turma toda tava na praia tomando sol. Tinha mais adultos, muitos machos que brigavam bastante.
O Roberto queria tentar passar a mao em um deles, chegamos perto, filmamos, tiramos fotos, mas nada de passar a mao hehehe.

Animal, literalmente. Sabe esses bichos que voces veem (eu tambem) nos canais National Geografic e Discovery Channel? As vezes no globo reporter...? Lembra, daqueles animais gordos se arrastando na areia?

Entao, viemos ve-los pessoalmente. Como diria a galera adepta ao Mastercard, 'nao tem preco'.

Gaivotas, albatrozes, leoes marinhos brigando pelas 'leoazinhas gordinhas', hehehe tava muito legal.

Depois voltamos as motos e seguimos rumo ao sul. De repente, uma baia cheia de pinguins, mas eles estavam longe e nao dava para tirar fotos. Alguns km a frente o que aparece? Pinguim! Alias, muitos pinguins

Isso mesmo, eles estavam ha menos de 1 metro de mim.

Cheguei de moto com a gopro ligada e filmei tudo. Inacreditavel. So tinha visto essas 'galinhas que sabem nadar' no zoologico. Ver solto, nas tocas deles, é indescritivel.
Pinguins filmados! Faltava mais o que? Acampar no meio do mato.

Quando estavamos seguindo mais ao sul da peninsula em busca de lugar bom para parar surge uma guarda do parque avisando e tava fechado. Que pena, voltamos e cortamos a peninsula pelo meio quase de noite ja. Na nossa frente aquele por do sol das 9 da noite, lindo...

Depois seguimos rumo a cidade de Puerto Piramides e erramos uma entrada, andamos uns 25km de ripio ate chegar onde estou deitado agora. Uma praia semi-deserta, sem energia, agua nem nada. Banho? So amanha... Aqui dentro da barraca so eu e as tralhas, o Roberto na dele com suas coisas. As motos aqui na frente, a 2 passos de nos.

La fora alguns hermanos ha uns 10m que ainda nao dormiram e o barulho das ondas.

As fotos abaixo talvez deem a voces uma ideia de como foi hoje. Quero ver os videos depois!

Vai ficar na memoria, na minha, nao das cameras apenas...

Comecamos 2013 muito bem! Um dos melhores dias da minha vida no aspecto 'aventura'. Mais especial que o primeiro dia em que voei sozinho de paraglider, muito mais...

Boa noite.

Peninsula Valdes, Argentina, praia de Punta Pardelas, 23:23h da noite de 1o de janeiro de 2013.


Ps1: vi algo muito engracado! Um pessoal de um trailer estava com umn cachorro no escuro e na coleira o dog tinha uma luz vermelha que pisca. hahahha, dog fantasiado de arvore de natal, ninguem manda.
Ps2: Guanacos é o nome certo do bizo que tem aqui, parece uma llama (ou lhama?) Alpaca é o nome no Chile, confundi. Elas conseguem pular a cerca das fazendas, entao tem 'livre acesso' a tudo por aqui. Mas as vezes da errado...
Ps3: aqui tem bastante emas e eminhas, achei que tivesse so no Mato Grosso do Sul.
Ps4: aqui tambem tem uns bichos que parecem Galinhas de angola, so que menos coloridas, andam de familia na beira da estrada...
Ps5: hoje vi uma Raposa na beira da estrada.
Ps6: hoje vi muuuuuitos Coelhos, ontem tambem!
Ps7: hoje vi Leao marinho
Ps8: hoje vi Elefante marinho

Ps do ps: ta parecendo a arca de noe! Tem muito bixo aqui, e nem comecei a falar dos passarinhos, cores e tamanhos diferentes!

+ ps: também vi tatu, esqueci de dizer, olha o video dele! http://youtu.be/ArF6ilSpWIk

também vimos os leoes marinhos e filmamos, veja o video aqui.... http://youtu.be/k6X9LfLMUrg

o que nos aguarda na península


foto da punta norte

foto da entrada, o 1o esqueleto de baleia....esqueci o nome ...franca austral, ta escrito na foto burro.


 essa é a peninsula


bem-vindos ao rípio


moto estacionada na punta norte


carro com placa frrancesa? que hace aqui en argentina?

 tem nome na "voiture" e tudo...

tatu folgado. pra quem nao viu, veja o video em http://youtu.be/ArF6ilSpWIk

criancinha curtindo o tatu.


 bonito neh?


colonia de leoes marinhos do ponto de vista normal... que todo mané vai ver.

 plaquinha x, nao lembro pq tirei essa foto


foto da placa


ossinhos? Alguém virou lanchinho de alguém...

 a coluna do bixo ta inteirinha ainda.


 leões marinhos vistos do nosso ponto de vista, quebrando algumas regrinhas, mas ninguém viu e também não corremos atrás deles, atropelamos, demos comida, nada muito errado...

 só no solzinho.... e vida boa

minha barraca na punta pardelas, peninsula valdes, 1.1.2013

  barraca + moto

barraca + moto outra vez?
isso é lá no passeio a la playa...que nao poderiamos ter feito

 leones marinos

 essa ficou legal ein!!
pinguins de magalhaes


exato, estavam perto mesmo.

mais perto

/
ao amanhecer one acampamos. bela foto neh? eu ainda tava dormindo.

4 comentários:

  1. As fotos ficaram lindas mas vcs são loucos de quererem fazer cafuné nos leoezinhos!!!
    Ps- os pingüins são do LR ou simplesmente parentes??? Rsrs

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!

    A inveja tá aumentando... rsrsrsrsr.

    ResponderExcluir