quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

24o dia: Puyuhuapi/CL a Chaiten/CL (200km)‏

Caros, hoje andei 'na media'.
Teve de tudo, ripio bom, ripio ruim, ripio pessimo, pedras, asfalto e cimento (pavimento).
O caminho de Puyuhuapi a Chaiten é bem bonito, tem menos neve nos picos das montanhas, mas os rios sao lindos como sempre.
Vamos comecar pelo comeco!
Acordei as 8:30h do horario brasileiro, 7:30 aqui. So olhei pela janela e senti o frio que estava, entao voltei a dormir.
Uma hora mais tarde fiquei rolando na cama...ate levantar para tomar banho.
Ao abrir a porta do quarto senti o cheiro do cafe. Delicioso!
Banho tomado, roupinha nova, desci para tomar o cafe.
Excelente. A dona da casa, Luisa, me atendeu.
Ofereceu 'uevos revueltos' e perguntou como se chamavam no Brasil (ovos mexidos). É engracado eles falando portugues, tem um sotaque diferente. Nao parece gringo americano nem europeu, so é diferente. Hehehe
Me convidou para acompanha-la ate a cozinha enquanto preparava os ovos. Falamos sobre o cafe chileno, que é sempre em po. Sobre a historia disso, depois ela me contou que gosta de cafe em graos mesmo. E ate guarda um pouco em casa.
Ovos prontos, enquanto isso o pao torrava na torradeira. A luz do sol entrava pela janela e batia suavemente sobre as formas com massa de pao que fazem la. É como pao de forma, mas integral. Estava descansando para a massa crescer. Em seguida, cobriram com um pano bem branco para a fermentacao ocorrer e o calor se manter.
Sentei a mesa e havia 3 potinhos la, um de geleia de framboesa ou cereja (ou os dois), nao consegui definir, outro de geleia de pessego e um de manteiga, ou 'mantequilla' como chamam aqui. Burro é so na Espanha (ou seria Italia? Acho que Italia - sempre confundo).
Tambem havia sal, acucar e pimenta em potinhos. Todos ao centro daquela mesa redonda com 5 cadeiras.
Provavelmente tambem foram feitas aqui na casa, no terreo.
A torradeira levantou os paes e fui pega-los. Ao lado, havia cafe. Em segundos a Luisa trouxe o leite quente em uma pequena jarra de porcelana amarela. Tinha nata! Delicia, ha tempos nao via leite de verdade, so em po.
Comi os ovos, depois a torrada com manteiga e a outra com geleias...uma delicia!
Leite, suco de pessego e depois de acabar tudo, uma mesa de chas. Provei o de menta.
Enquanto esfriava o cha chegaram os e-mails, havia wi-fi na sala de estar. Cadeiras bem folgadas, para sentar meio deitado. Varias noticiias em idiomas diversos sobre a mesa, um guia de passeios regionais, um livro escrito pela dona da casa...lugar aconchegante.
Subi e me preparei. Fechei a mala e desci equipado, com o colete preto ja...
A Luisa me viu na hora de pagar e ficou surpresa com a mudanca, nunca havia visto um motociclista tao equipado.
Antes de sair perguntei a ela se a casa era da familia dela. Era sim, o pai foi um dos fundadores da cidade. Contou brevemente a historia e me recomendou ler um pequeno texto que ela mesma preparou. Havia em ingles em espanhol. Voces podem ver em www.casaludwig.cl
A historia é incrivel. 4 alemaes colonizaram aquela cidade, que hoje tem + de 600 habitantes. Bela historia. Meio a 2a guerra mundial. Alemaes na america do sul! Imagina o quanto sofreram no pos-guerra.
Vejam a historia e voltem ao post depois.

Quem leu a historia, segue aqui agora!
Peguei a estrada e nem abasteci. Havia andado uns 180km desde o ultimo posto em que abasteci.
Ali a frente da cidade, menos de 1km dela havia uma placa: Zona de Tsunami - seguro.
Ou seja, em cada povoado a beira mar existe um 'refugio' em caso de tsunami, para onde devem ir em caso de alerta.
Interessante...
Segui, andei, andei, andei...so ripio. Havia umas partes boas e umas pessimas. Muita pedra, muitas pedras soltas, especialmente nos trechos de obras.
Subidas, descidas, curvas cotovelo. Muitos carros em alguns lugares. Ate que cheguei a uma obra bem na hora que voltavam do almoco. Tive que ultrapassar uns 6 caminhoes na estrada de terra. Horrivel! Haja poeira. Ainda bem que os motoristas sao gente boa e abrem caminho.
Mas o caminho nao estava nada agradavel. De repente me aparece uma serra para subir, com muitas pedras soltas no caminho, aquelas que fazem os caras capotarem de moto no Rally Dakar sabe? Depois, descida com curvas cotovelo.
Ate um caminhao de combustivel tive que passar na terra. Mal havia espaco. Fui pela beradinha quase caindo no barranco. Passei no aperto! Mas deu certo.
Andei, andei...ate chegar a um 'cruze' (trevo). Futaleufu ou Chaiten?
Eu havia falado hoje cedo com o Roberto e ele ainda esta em Rio Grande, na Ilha onde fica Ulshuaia. Fica ha uns 3 ou 4 dias de Bariloche. Entao nao adiantaria eu chegar hoje em Bariloche e ele so daqui 3/4 dias... Ele disse que uma das Yamaha teve problemas, igual a ele. Furo na carcaca do motor, por pedra! Isso é foda aqui.
Recomendacao: quem vier, venha com protetor de motor e de carter. Cair no ripio é quase algo que faz parte. Entao protetor de motor com barras é excelente. Protetor de carter evita furo do motor por pedras. Isso acontece sim, som o Roberto e o Ricardo (um dos rapazes de Uruguaiana).
Alem disso, trazer chaves de rodas é bom tambem. As chaves que vem nas nossas motos mal servem pra ajustar o espelho. Entao se vira ai e compra as chaves que vai precisar. Mas nao precisa de uma maleta de 200 pecas, so as chaves nos tamanhos exatos que sua moto precisa. Eu agora ja tenho um kit permanente que andarta na moto. Troco roda e pneu em qualquer lugar.
Voltando... Isso tudo significa que eu sigo sozinho a viagem e o Roberto vai ficar em Rio Grande ate consertarem a Yamaha com furo na carcaca do motor.
Provavelmente chegaremos em SP separados, ate em dias distintos e de caminhos diferentes. Talvez ele nem venha ao Chile. Que pena, esta perdendo uma parte incrivel da viagem. Mas por outro lado esta com um time de gauchos show de bola! Os caras sao gente boa demais!
Bem, voltando ao 'cruze': Futaleufu ou Chaiten?
Chaiten. E porque? Porque em Futaleufu eu faria um passeio de rafting no rio Futaleufu. E em Chaiten pegaria (talvez com sorte) uma balsa para Ilha Chiloe (Castro talves) e depois iria a Puerto Mont.
Barilloche fica para a proxima vez.
Mas antes disso voces nao podem perder a situacao pela qual passei.
Passei em uma ponte e como sempre ando devagar na ponte para olhar bem a paisagem. Na agua dava para ver peixes! Epa! Ai sim é o lugar de epscar! Eles estao la cara! Pega eles! Tao ali de bobeira na correnteza esperando algo 'comestivel' chegar. Ficavam pegando tudo que caia na agua. Joguei uma pedrinha e foram atras dela. Todo inseto que vem eles comem. Deviam ser salmoes ou trutas. Alguns enormes, de 60cm ou mais.
Bem, dei meia volta, parei na beira do rio, quase embaixo da ponte. Desci da moto. Desmontei parte da bagagem e peguei a vara de pescar e o molinete.
Montei com a isca artificial e subi a ponte.
Mas tinha uma galera comigo! É, uma galera mesmo! Muitas moscas. Mas moscas gigantes. Essas eram mais coloridas que as do Lago de las Torres.
Vinham de monte. Umas 10 rodeando. Com a roupa da moto (jeans, joelheira e colete) elas nem enchem o saco.
Subi a ponte. Fui ate em cima dos peixes. Levei a camera gopro, obvio!
Arremessei...e! Foram varios peixes atras da isca artificiail.
Alguns chegavam muuuuuito perto, quase 'cheiravam', mas os fdp no engoliam
O vento estava a desfavor e a correnteza levava a isca para onde eu nao podia ver, debaixo da ponte. Entao eu tinha que arremessar varias vezes.
E nada dos fdp enrolir a isca. Todas as vezes eles iam atras dela, mas nunca ninguem a engolia.
Depois de torrar no sol voltei a moto e peguei as moscas. Mas quem disse que achei as chumbadas? Havia mexido com elas ontem, mas hoje nao as vi. Que merda. Amarrei pedras na linha para arremessar as iscas tipo mosca. Ate deu certo algumas vezes, mas os fdp dos peixes nao vinham.
Entao matei uma mosca de verdade, aquelas que me seguiam, isquei ela no anzol e mandei ver. Que nada...os peixes nao comiam. A mosca tomo banho com anzol na bunda e nada de peixe!
Depois de torrar no sol e caminhar pela ponte desisti. Cheguei na moto e logo a levei para a sombra, embaixo da ponte. Havia uns mochileiros ali que acabaram de sair.
Em seguida veio um cara de vikem ele era um alemao. Puxou papo, raridade. Admirou a moto, perguntou de tudo. É engenheiro em um instituto X em Fraiburg! Ha uma Fraiburgo em SC, ele ficou surpreso em saber que no SC e RS é cheio de alemaes.
Aproveitei e re-arrumei toda a bagagem.
Me despedi dele, que iria acampar ali mesmo, talvez dar um tibum naquela agua gelada. Eles sao meio fididinhos esses bikers, banho no rio deve fazer bem.
Segui viagem, dali em diante so asfalto.
Andei, andei...e cheguei a Chaiten.
Notem (se quiserem pesquisem na internet) que a cidade de Chaiten foi devastada nos ultimos anos por conta da erupcao de um vulcao. Nem vi o vulcao, mas a jornalista (Marcela) ontem disse que o que devastou a cidade nem foi o vulcao (lava e cinzas), mas sim o grande aumento do volume de agua do rio devido ao degelo repentino na montanha do vulcao. A cidade tava cheia de cinza e de repente ficou alagada. Ai fudeu tudo. (Sorry pelos palavroes, mas esse blog é so para maiores).
A cidade é meio 'fantasma'. Parece que nao tem ninguem na rua. Casas vazias, algumas abandonadas, quase nenhum comercio...bem devagar aqui.
Cheguei ao porto onde embarcam nos ferry e nada. Nao havia ninguem. Passei num lugar de informacao turistica e 2 rapazes me atenderam com bastante atencao. Me disseram que o ferry p/a. Ilha Chiloe teria so amanha (sabado) as 10h, e que deveria ir ate o escritorio da empresa de ferry para comprar os tickets. Fui ate la, comprei os tickets, cerca de 120 Reais. Eu e a moto. Voltei na informacao turistica e os mesmos dois me indicaram um camping e uma borracharia. Eu queria trocar os pneus, tirar os de terra e colocar os de asfalto. Daqui a SP 99,9% sera asfalto. Entao quero guardar os Karoo para dar role com a turma nas dunas de Ilha Comprida.
Passei na borracharia e o cara nao ficou muito feliz em me ver. Ele nao tira roda de moto. Entao disse que eu mesmo tiraria e ele so precisaria trocar os pneus das rodas na maquina dele. Fechado! Disse que voltaria em 30min. Depois fui ao camping e nao havia ninguem. Bati na porta, chamei e nada. Fui embora. Voltei ao info turista e perguntei por outros camping, nao havia. Achei um hostel. Uma casa de uma senhora velhinha introvertida que nao fala nada, mas que tem um quarto por uma noite. 12.000 pesos chilenos, uns 48 reais. Otimo. Novamente quarto 10.
Deixei a roupa e fui a borracharia.
O cara nem se mexeu quase. Aguardou que eu fizesse tudo para tirar as rodas. Eu tinha todas as ferramentas, exceto uma chave que esqueci e vou comprar o quanto antes. Tambem nao tenho uma 10 que o Roberto disse que sentiu falta quando foi trocar o oleo.
De resto, tudo ok!
Foi bem mais facil e rapido depois de assistir aquela troca feita pelo cara que me vendeu os pneus em Ushuaia.
Trocamos o da frente e depois o de tras. Montei e ok! Obviamente levei os pneus, o traseiro ta meia vida e o da frente ta 80% ainda! Usarei ai em SP galera! Aguardem!
Antes de partir, foto com o borracheiro, Rodrigo. Tambem pedi indicacao de lugar para jantar. Ele indicou a 'Dona Maria', ha 3 quadras dali.
Cheguei aqui, de onde escrevo esse post no blackberry e entrei. Um rapaz me recebeu. Ja perguntei: é aqui que servem comidas deliciosas? Foi o que me disseram!
Ai ele ja me atendeu com um sorriso e cordialidade que raramente se encontra.
Havia sopa com frango, chuleta (bisteca) de porco ou file de robalo frito. Acompanhamento arroz e alface.
Escolhi robalo.
Vejam as fotos abaixo! Mas de entrada pedi um pouco de sopa sem o frando, so um pouquinho.
Cerveja Cristal na mesa, paozinho e mantequilla...post escrito.
Ja to na 3a cerveja!
Daqui vou para o hostel e cama!

Comentarios das fotos do blackberry:
Olha a vista da minha janela no sotao ao acordar!

Sopa de jantar, de entrada, é claro!

File de robalo com arroz e alface. A dona da casa contara que tiveram que ir a um povoado aqui ao lado comprar a lechuga (alface) porque aqui em Chaiten acabou tudo!

Fotos da gopro:
Essa é a Casa Ludwig, onde dormi nesta noite em Puerto Puyuhuapi. Pena que a câmera estava com a lente suja.
Abaixo, foto da baía de puyuhuapi (difícil escrever esse nome)
 E começam a aparecer os picos nevados na estrada... que óbvio, era de ripio.
 Mais montanha.
 E para eu não passar por mentiroso, vejam os peixes lá embaixo no rio. Conseguiram enxergar? Abre a foto numa janela

Vista...(embaçada, sorry)
Essa foto abaixop ficou com um colorido legal!
Esse rapaz é o borracheiro de Chaitén que me ajudou a trocar os pneus. Olha a moto prontinha já com pneus on road nas rodas e os pneus off road amarrados, pronta para o asfalto!

Agora no automático, eu e ele na foto!

1. Eu nao imaginava q dava ora levar tanta bagagem assim!!! :-) to firme aqui no acompanhamento e to adorando!!! Linda viagem!!!